Novo recall: Stellantis convoca proprietários de veículos para reparo em problema na bateria
Existe risco de incêndio e potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou terceiros.
Na semana passada, a FCA – FIAT CHRYSLER AUTOMÓVEIS BRASIL LTDA. divulgou um novo recall aos proprietários dos veículos da marca JEEP, modelo COMPASS 4xe, ano modelo 2022 e 2023, para, a partir de hoje dia 09 de setembro de 2024, agendarem o comparecimento a uma das concessionárias da rede JEEP para providenciar, gratuitamente, a verificação e se necessário a substituição do cabo da bateria.
Conforme a montadora, foi identificada a possibilidade da ausência da porca de fixação do conector do cabo de carregamento da bateria ou o seu baixo torque de fixação, podendo causar falha no carregamento e/ou aquecimento do conector, com risco de incêndio e potenciais danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo ou terceiros.
“Os serviços serão realizados mediante prévio agendamento, por esse motivo, é importante que você contate a concessionária de sua preferência para ser informado sobre a previsão do seu atendimento. O tempo estimado de reparo é de, aproximadamente, 1:30 (uma hora e trinta minutos)”, informa a Stellantis em comunicado oficial.
Veículos convocados
Os chassis envolvidos (não sequenciais) são os de final NPR86861 à PPS57251. Para obter mais informações, é possível acessar www.jeep.com.br . Ou, ainda, entrar em contato com a Central de Serviços ao Cliente Jeep pelo WhatsApp (31) 2123 4000 ou pelo telefone 0800 703 7150.
“Com esta iniciativa, a FCA visa assegurar a satisfação dos seus clientes, garantindo a qualidade, a segurança e a confiabilidade dos veículos da marca Jeep”, conclui a montadora.
Sistema de Freios RAM
No último sábado, a mesma Stellantis também divulgou um recall de 1,46 milhão de veículos em todo o mundo devido a um mau funcionamento do software no sistema de freio antibloqueio que pode aumentar o risco de acidente.
O recall inclui quase 1,23 milhão de caminhões Ram 1500 dos anos-modelo 2019 e 2021-2024 nos Estados Unidos. Assim como, cerca de 159 mil veículos no Canadá, 13 mil no México e 61 mil fora da América do Norte.
Recall
Quando o proprietário recebe uma carta com aviso de recall quer dizer que algo no veículo está com problemas. Geralmente um defeito de fábrica, que pode colocar em risco a vida dos ocupantes do veículo, foi detectado pela montadora e precisa ser reparado imediatamente. O reparo é totalmente gratuito e garantido por lei. O proprietário só precisa levar o veículo até a concessionária mais próxima para efetuar o conserto.
A Lei 14071/20 determinou que o além de incluir o registro no CRLV do veículo- o que já era obrigatório- o proprietário não consegue licenciar o veículo se não atender ao chamado.
Como saber se o veículo precisa de recall
Os proprietários de veículos recebem o aviso sobre o recall via aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além disso, por carta da montadora e por divulgação através de meios de comunicação. O proprietário pode, ainda, consultar eventuais pendências no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).