O projeto de concessão do sistema rodoviário do Paraná teve um avanço importante nesta última quinta-feira (19). Juntos, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o governador paranaense, Ratinho Junior, definiram que os editais do planejamento serão realizados por menor preço de tarifa. Dessa forma, mantendo o cronograma com a garantia de obras que melhorem a infraestrutura de transportes do estado.
A proposta, dividida em seis lotes e mais de 3,3 mil quilômetros de extensão entre estradas estaduais e federais, comporta, ainda, a duplicação de 1.782 quilômetros, mais 600 de faixas adicionais, terceira faixa e marginais. Além, também, de 10 contornos urbanos, ampliação de capacidade em quatro serras, com rampas de escape para caminhões e 11 áreas de descanso para caminhoneiros. A proposta prevê a geração de 620 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
De acordo com o Ministro dos Transportes, o esforço é manter o cronograma. Além disso, garantir o leilão por menor preço de tarifa e obras que melhorem a infraestrutura de transportes do estado.
“A gente espera conseguir encontrar um caminho para publicar este edital, que vai possibilitar um dos maiores leilões rodoviários do Brasil, o maior no momento, e assim impulsionar o desenvolvimento do Paraná”, ressalta.
Rodovias federais e estaduais
Dos seis lotes, os dois primeiros foram enviados ao Tribunal de Contas da União (TCU) no governo anterior. O primeiro lote, por exemplo, dispõe de 473,1 quilômetros de extensão e é composto pelas BRs 277/373/376/476/PR e PRs 418/423/427.
O segundo lote compreende as BRs 153/277/369/PR assim como as PRs 092/151/239/407/408/411/508/804/855, totalizando 604,16 quilômetros de via.
Os outros quatro trechos restantes ainda estão sendo analisados pelas áreas técnicas do Ministério e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O Ministro dos Transportes destacou ainda que, em novembro de 2021, o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assumiu a conservação de 1.877 quilômetros de rodovias federais paranaenses. Antes, a administração se dava por seis diferentes concessionárias.
“Estamos levando em consideração tantos as necessidades econômicas do estado quanto de seus habitantes. O que precisamos agora é manter o cronograma com o menor preço de tarifa e a garantia de obras que melhorem a infraestrutura do estado”, detalhou e finalizou Renan Filho.