Dia Nacional do Ciclista: estudo aponta aumento de 30% no número de sinistros graves no primeiro trimestre de 2021


Por Pauline Machado

No Dia Nacional do Ciclista uma triste notícia: dados mostram crescimento dos sinistros graves com ciclistas em todo o Brasil em 2021.

Sustentável e simples – assim podemos definir a bicicleta, já indicada como o veículo do futuro, por estar cada vez mais presente no trânsito em todo mundo. No entanto, é também o meio de transporte mais envolvido em sinistros graves, segundo levantamento da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego – Abramet.

Dia Nacional do Ciclista

O estudo foi divulgado às vésperas do Dia Nacional do Ciclista, comemorado hoje, dia 19 de agosto. Nesta data comemora-se também a fundação da Abramet e o dia do especialista em Medicina do Tráfego. O levantamento aponta um significativo aumento no registro de sinistros que exigem atendimento médico envolvendo ciclistas traumatizados nos primeiros cinco meses de 2021, o equivalente a 30% a mais no comparativo com o mesmo período de 2020. “Esses dados demonstram a importância de termos atenção e iniciativas focadas nesse público. O fato de o uso da bicicleta ter crescido no Brasil exige uma abordagem de prevenção ao sinistro e a Abramet está atenta a esse tema. Vamos discuti-lo em nosso Congresso no mês de setembro”, avalia e informa o presidente da Abramet, o Dr. Antonio Meira Júnior.

Nos dias 16 a 18 de setembro, a instituição realizará o XIV Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, mobilizando especialistas do Brasil e do exterior para debater diversos temas, entre eles os efeitos da pandemia na mobilidade.

Aumento do número de sinistros

Em janeiro de 2019, foram registrados 1.100 sinistros graves com ciclistas, contra 1.451 em janeiro de 2021, mês com o mais alto nível de sinistros compilados no período estudado.

Os dados mostram uma leve variação nas ocorrências que mantiveram média de registro de 1.185 casos mensais nos últimos dois anos. Preparado com o suporte da agência 360° CI, o estudo da Abramet apropriou dados oficiais do Datasus, do Ministério da Saúde, relativos aos sinistros de trânsito envolvendo ciclistas.

Divulgação Abramet

Panorama nacional

Os dados avaliados pelo estudo da Abramet mostram a evolução dos sinistros graves com ciclistas em todo o Brasil, com um mapeamento por região, estado e município. Chama a atenção a escalada no registro de sinistros no estado de Goiás, com alta de 240% em 2021, em relação a 2020, com 406 casos a mais.

Merecem destaque, ainda, os estados em que a incidência de sinistros graves acumulou crescimento de 100% ou mais, como Rondônia (113%) e Sergipe (100%). Entre os municípios, o estudo identifica panorama preocupante nas capitais, especialmente Belo Horizonte, Goiânia e Fortaleza.

Ciclistas traumatizados em acidente de transporte*
Brasil por Região/UF – Janeiro a Maio de cada ano

Região / Unidade da Federação 2019 2020 2021 Variação (%) 2020-2021 Variação 2020-2021
Região Norte 272 240 234 -3% – 6
Rondônia 52 38 81 113% 43
Acre 38 33 17 -48% – 16
Amazonas 3 9 2 -78% – 7
Roraima 17 6 4 -33% – 2
Pará 79 83 77 -7% – 6
Amapá 36 35 9 -74% – 26
Tocantins 47 36 44 22% 8
Região Nordeste 920 902 1180 31% 278
Maranhão 34 35 32 -9% – 3
Piauí 78 62 73 18% 11
Ceará 133 176 257 46% 81
Rio Grande do Norte 82 92 106 15% 14
Paraíba 82 95 119 25% 24
Pernambuco 284 217 297 37% 80
Alagoas 13 27 16 -41% – 11
Sergipe 23 16 32 100% 16
Bahia 191 182 248 36% 66
Região Sudeste 2837 2746 3537 29% 791
Minas Gerais 842 796 1102 38% 306
Espírito Santo 123 128 189 48% 61
Rio de Janeiro 291 232 296 28% 64
São Paulo 1581 1590 1950 23% 360
Região Sul 728 758 822 8% 64
Paraná 321 332 384 16% 52
Santa Catarina 333 324 339 5% 15
Rio Grande do Sul 74 102 99 -3% – 3
Região Centro-Oeste 601 576 1019 77% 443
Mato Grosso do Sul 220 193 210 9% 17
Mato Grosso 80 56 55 -2% – 1
Goiás 173 169 575 240% 406
Distrito Federal 128 158 179 13% 21
Total 5.358 5.222 6.792 30% 1.570
 Fonte: Datasus/MS. Elaboração: Abramet / 360° CI. **Grupo de Causas: V10-V19

Perfil dos ciclistas

O levantamento avaliou, ainda, o perfil dos ciclistas envolvidos em sinistros graves: cerca de 80% eram homens e a faixa etária predominante está entre 20 e 59 anos, o que representa 60% dos casos.

O diretor científico da Abramet, Flavio Adura, informa que a entidade aproveitará o conhecimento produzido para propor ações e procedimentos que aprimorem o atendimento de sinistros envolvendo o ciclista, assim como o reforço de políticas públicas que protejam as vidas desses usuários. “A superioridade numérica dos acidentes envolvendo pedestres e motociclistas fez com que os ciclistas fossem negligenciados enquanto objeto de políticas de prevenção. Percorrem ruas e estradas, partilhando espaço com veículos pesados e, muitas vezes, sequer sendo percebidos. Comparada a alguém que se desloca em um automóvel, uma pessoa que circula em uma bicicleta tem uma probabilidade de óbito 8 vezes maior”, ressalta.

Ciclistas traumatizados em acidente de transporte*
Brasil por Faixa Etária – Janeiro a Maio de cada ano

Faixa Etária 1 2019 2020 2021 Total Proporção (%)
Menor 1 ano                10                  6                  8                  24 0,1%
1 a 4 anos                92                93             100                285 1,6%
5 a 9 anos             389             378             512            1.279 7,4%
10 a 14 anos             579             553             788            1.920 11,1%
15 a 19 anos             560             569             715            1.844 10,6%
20 a 29 anos             933             829          1.142            2.904 16,7%
30 a 39 anos             843             844          1.076            2.763 15,9%
40 a 49 anos             731             768             994            2.493 14,4%
50 a 59 anos             658             625             811            2.094 12,1%
60 a 69 anos             362             363             404            1.129 6,5%
70 a 79 anos             152             145             173                470 2,7%
80 anos e mais                49                49                69                167 1,0%
Total          5.358          5.222          6.792          17.372 100%

“O ciclista está cada vez mais presente nas ruas do Brasil e isso exige uma abordagem médica específica, portanto, nossa tarefa é produzir o conhecimento necessário para tornar o trânsito brasileiro mais saudável, olhando para todos os usuários do sistema”, acrescenta e finaliza o coordenador do Departamento de Atendimento Pré-Hospitalar da Abramet, Carlos Eid.

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