Detran apresenta passo a passo de como retirar veículos do pátio que podem ir à leilão

Veículos podem ser retirados até um dia antes do leilão


Por Assessoria de Imprensa
retirar veículos do pátio
Veículos vão para um dos 10 pátios da Sancar, quartel da PM ou destacamento militar. Foto: Felix Carneiro / Governo do Tocantins

É possível retirar do pátio os veículos removidos por Agentes de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), por Policiais Militares do Tocantins (PMTO), pela Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) e pela Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) de Palmas e que irão à leilão até um dia antes do certame.

O proprietário que deve retirar o veículo do pátio e levar os seguintes documentos:

Pessoas jurídicas precisam apresentar também o contrato social do sócio administrador ou qualquer outro documento, a depender da natureza do CNPJ, que ateste o vínculo empregatício.

Requisito para a retirada do veículo

O Detran/TO lembra que um requisito para retirada do veículo apreendido é que se pague todos os débitos constantes para a liberação. Como, por exemplo, o Imposto sobre Propriedade Veicular Automotor (IPVA), licenciamento e multas.

Procurador

Para procuradores advogados com poderes específicos; além da identidade, comprovante de endereço, CNH e documentos do veículo; ele deve portar cópia do documento do Outorgante e a carteirinha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Pessoa falecida

Em caso de veículos de pessoas falecidas, a liberação pode ser feita pelo inventariante, que deve apresentar o inventário no processo de retirada.

Proprietário internado ou recluso de liberdade

Para pessoas internadas no hospital ou reclusas em presídio, o interessado deve apresentar um documento oficial que ateste a impossibilidade de o proprietário fazer a liberação, sendo emitido no máximo nos últimos cinco dias antes do processo. Nesses casos, é possível que ascendentes, descendentes, cônjuge ou companheiro, portando corretamente os documentos, possam realizar o processo.

Para a retirada do veículo

Com os documentos em mãos e as exigências cumpridas, o proprietário ou interessado deve ir até o local para onde o veículo foi removido, que pode ser um dos 10 pátios da empresa Sancar (terceirizada pelo Detran/TO); quartel da PM ou destacamento militar.

Termo de responsabilidade

No local, o proprietário apresenta os documentos e realiza o processo de retirada. Caso o veículo precise passar por alguma vistoria, o proprietário faz a retirada do automóvel. Além disso, assina um termo de responsabilidade, na qual ele só poderá dirigir após fazer a vistoria. Caso ele transite com o veículo de forma irregular, haverá a remoção do automóvel até a regularização.

Taxas

O Código Tributário do Estado, Lei 1.287.01, anexo IV, item 14.4 (Atividades de reboque, remoção, depósito e guarda de veículos), que leva em consideração a quilometragem do guincho e o tipo de veículo, define as taxas:

As informações são de Gabriel Moraes / Governo do Tocantins 

Sair da versão mobile