Como decidir qual é o melhor meio de transporte para uma viagem?
Curtas ou longas, existem diversas maneiras de realizar uma viagem, e cada uma delas possui seus próprios benefícios.
Principalmente durante as festas de fim de ano, as viagens nacionais e internacionais se tornam muito comuns. Para as férias, as pessoas decidem conhecer novos lugares ou visitar a família, fazendo com que aeroportos, rodoviárias e estradas enfrentem grande lotação nesta época do ano.
Com a alta procura de passagens de ônibus, avião e até de carros para alugar, a dúvida pode surgir: como escolher o melhor meio de transporte para as férias? A seguir estão alguns prós e contras dos transportes mais utilizados para viagens. Confira!
Avião
O avião é, hoje, um dos meios de transporte mais caros disponíveis no Brasil para uma viagem, dependendo do destino de cada passageiro. De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em setembro de 2024, o preço médio do bilhete aéreo para voos domésticos é de R$ 666 atualmente.
Esse preço, é claro, varia de acordo com companhia, destino, classe e até poltrona escolhida para o voo. Para quem viaja sozinho por distâncias curtas e, principalmente, entre capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, voar pode ser uma alternativa mais confortável e com valores bastante competitivos, quando comparados a uma viagem de carro ou ônibus.
No entanto, quem viaja em família, especialmente para praias e destinos populares nas temporadas de férias, pode se deparar com preços extremamente altos que dificultam a realidade da viagem. Ainda assim, para longas distâncias ou para quem deseja chegar rápido ao destino, o avião ainda é a opção mais confortável e prática.
Ônibus
A viagem de ônibus é uma ótima alternativa para aqueles que não têm carro ou não querem dirigir nas estradas movimentadas. Além disso, as passagens costumam ter valores mais acessíveis do que as aéreas, fazendo com que os ônibus sejam uma alternativa para este tipo de viagem.
Ainda assim, no quesito tempo de viagem, os aviões continuam sendo opções mais interessantes, já que, por serem veículos pesados e que costumam fazer muitas paradas durante o trajeto, os ônibus gastam um tempo maior para se deslocar.
Carro
A viagem de carro costuma ser o meio de transporte mais comum entre os brasileiros por sua simplicidade, flexibilidade, liberdade e até economia. Com um veículo próprio, os viajantes podem se deslocar entre os destinos sem se preocupar com bagagens ou paradas, e ainda podem usar o conforto do carro para se movimentarem durante a viagem, excluindo a necessidade de táxis ou carros por aplicativo.
Por esses benefícios, muitas pessoas que planejam viajar nas férias buscam por opções para alugar ou financiar carro, com o intuito de usufruir de seu próprio veículo no período de descanso. Ainda assim, é importante lembrar que, para uma viagem de carro, é preciso que um motorista experiente conduza o veículo para que a viagem seja realmente tranquila.