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21 de novembro de 2024

Pneus de caminhão podem sofrer reajuste de valor

Deputados debatem a nova taxação para importação de pneus para caminhões.


Por Thabita Yuri Publicado 16/07/2024 às 18h00
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pneu de caminhao
A Câmara dos Deputados debate a nova taxação para importação de pneus de caminhão. Foto: siwakorn1933 para Depositphotos

A produção de pneus no Brasil começou em 1930 e se concretizou em 1936, com a fabricação de 29 mil unidades naquela não. Para se ter uma ideia, hoje o país fabrica aproximadamente 40 milhões por ano e com a implantação de multinacionais do setor, a produção brasileira ganhou ainda mais representatividade na importação dos pneus.

São diversos modelos de pneus e com a expansão dos carros elétricos, continuam surgindo novas categorias com características diferentes. As maiores empresas do mundo na fabricação de pneus são Bridgestone, Continental, Goodyear e Michelin, sendo elas todas multinacionais e com fábricas aqui no Brasil. No ano passado, as importações cresceram 19,5%, acumulando um faturamento de US$670,5 milhões.

Em 2021, o imposto de importação havia sido zerado em transportes de carga. Ele voltou a ter tributação em 2023, com redução em relação à tarifa antiga.

Agora, a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados vai realizar uma audiência pública para debater a nova taxação para importação de pneus para caminhões.

A ANIP (Associação Nacional da Indústria dos Pneumáticos) solicitou que a Câmara de Comércio Exterior aumente o imposto de importação para pneus de carga e de passeio, que hoje contam com 16% e chegam a 35%.

Segundo a empresa, essa medida irá reequilibrar o mercado e tornar o pneu brasileiro mais competitivo, dentro desse mercado que registrou um aumento das importações nesses três anos.

Esse encarecimento das taxas, poderá resultar em um aumento de preços de 20%. Segundo o deputado federal Zé Trovão (PL-SC), que fez o requerimento da audiência, é importante ouvir todas as partes que se interessam pelo assunto. O objetivo é buscar uma solução justa e com equilíbrio. Considerando o fato de que o Brasil conta com mais de 615 mil caminhoneiros autônomos.

O pedido de aumento da tarifa de importação se encontra no Comitê de Alterações Tarifárias da CAMEX para avaliação técnica.

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