DNIT assina termo de execução descentralizada com a UFRGS
Parceria busca intercâmbio na área de ciência de dados, tendo em vista a proposição de melhorias nas estradas do Brasil.

Um Termo de Execução Descentralizada (TED), entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Laboratório de Pavimentação da UFRGS (Lapav), prevê o desenvolvimento de cooperação técnico-científica, capacitação, treinamento e intercâmbio de conhecimentos na área de ciência de dados, tendo em vista a proposição de melhorias nas estradas do Brasil.
A assinatura do TED, na semana passada, contou com a presença do diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, do superintendente substituto do DNIT no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo Gomes, do vice-reitor da UFRGS, Pedro Costa, e do coordenador do Lapav, Lélio Brito, além de outros integrantes do DNIT e do Laboratório.
O projeto
Intitulado “Ciência de Dados e Gêmeos Digitais na Análise de Espectro de Cargas para Avaliação da Infraestrutura Rodoviária Nacional”, o projeto tem como foco a consideração de carregamentos veiculares na avaliação de pavimentos rodoviários nacionais, por meio do uso de ferramentas de ciência de dados, com o objetivo de promover avanços para os novos métodos de avaliação e dimensionamento de pavimentos. Serão investidos mais de R$ 7,8 milhões durante um período de cinco anos.
“Buscamos parcerias com instituições de excelência, grupos de pesquisa fortes e com capacidade de entrega”, apontou o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme, fazendo referência ao Lapav e à UFRGS.