Saiba mais sobre o cartão transporte em Curitiba
Segundo a Prefeitura de Curitiba, atualmente todas as linhas de ônibus da capital aceitam tanto cartão transporte quanto cartões de crédito e débito
De acordo com dados disponibilizados pela Prefeitura de Curitiba, em 2022, cerca de 1 milhão e 99 mil pessoas foram transportadas, por dia, na Rede Integrada de Transporte na capital. Em 2021, o número foi de 814 mil pessoas e em 2020, 710 mil.
Em paralelo, a gestão municipal também declarou que, atualmente, 100% das linhas de ônibus de Curitiba operam sem cobrador.
Ou seja, se você tem que pegar um ônibus na capital paranaense, precisa de um cartão transporte atualizado e funcional.
Confira algumas vantagens que o cartão de transporte oferece aos passageiros do transporte coletivo em Curitiba.
Usar o cartão transporte diminui os assaltos
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, com menos dinheiro em circulação no transporte coletivo, o número de assaltos em ônibus diminuiu em 87% entre 2019 e 2022.
Em tempo, o prefeito Rafael Greca (PSD-PR) informou que o valor da passagem não deve aumentar até o fim do ano de 2024, quando termina o seu segundo mandato.
Cartões de transporte: quais os tipos e como comprar um em Curitiba?
Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Curitiba conta com quatro modalidades de cartão transporte: Cartão Usuário; Cartão Isento; Cartão Estudante; e Cartão Avulso.
Confira como funciona cada uma dessas modalidades:
- Cartão Usuário: pode ser obtido, de forma gratuita, com documento original de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.
- Cartão Isento: a modalidade é direcionada a idosos (+65), pessoas com deficiência e patologia crônica (deficiência física, intelectual, auditiva, visual, transtornos do espectro autista, deficiência múltipla e/ou patologias crônicas) e aposentados por invalidez (desde que comprovados). Mais informações nos postos de atendimento da URBS.
- Estudante: voltada para estudantes que residem e estudam em Curitiba. Para ter esse cartão de transporte é necessário matrícula em escola de ensino regular fundamental, médio, técnico ou superior. Além disso, o aluno deve morar a mais de 10 quadras do local de estudo. Mais informações no site da URBS;
- Avulso: destinados a usuários não cadastrados. É comercializado em postos de venda autorizados ou credenciados pela URBS e pode ser carregado até o saldo máximo de 25 créditos. Locais que possuem o cartão à venda estão no site da URBS.
Onde comprar os créditos
Atualmente, em Curitiba é possível carregar o cartão de transporte em terminais de ônibus, vendas credenciadas, aplicativos credenciados (Recarga Play, PIU e Mercado Pago), via WhattsApp (Recarga Cliqx e Vai de Bus) e, por fim, no Sistema de Bilhetagem Eletrônica.
Além disso, também é possível pagar a passagem de ônibus circulares em Curitiba por cartão de crédito ou débito (sujeito a taxas bancárias).
A URBS, por fim, ressalta que no caso da compra pela internet, disponibilizam-se os créditos em até 72 horas após o órgão identificar o pagamento.
Comprovante de endereço, para usar ônibus? Por que será? Nada a ver, né. Então os milhares sem teto estão proibidos de andar de ônibus? Turistas sem residência fixa no Brasil estão proibidos de andar de ônibus? Acrescento que não está claro onde se pode obter o cartão, e carregar o cartão com dinheiro em espécie.