Eles trocaram de lugar com os passageiros que embarcam nos ônibus utilizando cadeiras cadeiras de rodas, muletas, bengalas e máscaras nos olhos para simular as dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência. Os participantes foram estimulados a uma reflexão.
As aulas práticas foram realizadas nos dia 29, 30 e 31 de outubro, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade de Santa Rita-PB. A experiência serviu para sensibilizar os operadores que sentiram na pele as limitações que fazem parte do dia a dia de muitos usuários e contou com aprovação da população.
A SIM Sistema Integrado Metropolitano e a Viação Sonho Dourado, que operam na região metropolitana de João Pessoa, foram as primeira empresa da Paraíba que aderiram ao programa, que tem como foco a educação, cidadania e o mais importante, respeito.
Para Luiz Carlos, idealizador do programa, “mudar comportamento e cultura só através da educação e quando temos motoristas educados temos um trânsito seguro e humano. Temos que fazer o que está ao nosso alcance para melhorar a vida da coletividade”, finaliza.