23 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de dezembro de 2024

Maio Amarelo: Fretadão investe em segurança no trânsito com campanhas de conscientização e novas funcionalidades no App

Cerca de 30 mil passageiros são transportados diariamente pela startup.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 23/05/2024 às 16h57
Ouvir: 00:00
Fretadao_app
No Maio Amarelo, o Fretadão está realizando uma série de investimentos para oferecer ainda mais segurança aos seus motoristas e passageiros. Imagem: Fretadão/divulgação

De olho nas Metas Globais de Desempenho para a Segurança no Trânsito e no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o Fretadão, startup de gestão de transporte corporativo e multimodal, está realizando uma série de investimentos para oferecer ainda mais segurança aos seus motoristas e cerca de 30 mil passageiros transportados diariamente. 

Neste mês, em alusão ao Maio Amarelo, a empresa vai promover iniciativas em prol da paz no trânsito. O Fretadão está realizando uma ação de conscientização de segurança aos motoristas e passageiros, oferecendo materiais visuais, rodas de conversa presenciais sobre segurança no trânsito, ativação com tela digital interativa e a entrega do laço amarelo, que simboliza a campanha. 

De acordo com um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o Brasil teve 392 mil mortes por acidente de trânsito entre 2010 e 2019, o que representa um crescimento de 13,5% em relação à década anterior.

Estão entre as principais causas a falta de atenção ou reação dos motoristas, motociclistas ou pedestres, desobediência das regras de trânsito, excesso de velocidade e uso de álcool.

“As campanhas de conscientização são fundamentais para que tenhamos mais segurança no trânsito. No caso do transporte fretado corporativo, nós diminuímos a quantidade de carros ou motos nas ruas, e o colaborador não precisa se preocupar em dirigir, pode utilizar o tempo de deslocamento para descansar, estudar ou usar o celular, por exemplo. Também é preciso se atentar às ações necessárias para a segurança de todos, incluindo os motoristas”, comenta Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.

Além dos programas de conscientização de passageiros, a startup vem realizando ações como o treinamento de motoristas (desde temas sobre direção, boas práticas e cordialidade, até atendimento de emergência e combate à importunação sexual), manutenção preventiva de veículos, políticas de segurança e procedimentos operacionais. 

A tecnologia é uma grande aliada da empresa para o monitoramento dos veículos em tempo real, análise de dados, gerenciamento de riscos e atendimento a emergências. Com o recém-lançado botão SOS, o passageiro pode escolher uma opção de ajuda, caso perceba alguma situação atípica relacionada não só ao trânsito, mas também dentro do próprio veículo. Ao acionar o botão e especificar o motivo, direciona-se a pessoa para a equipe de atendimento e a chamada entra na fila de alta prioridade. Feito isso, aciona-se o time responsável pelo monitoramento de linhas para que solicitem ao motorista parar a viagem e atuar diretamente no problema.

“Dentro do Fretadão, quando geramos novas soluções em mobilidade e buscamos implementá-las, a questão da segurança surge sempre como algo primordial a se pensar no projeto. Realizar o transporte de passageiros exige, antes de tudo, muita responsabilidade”, complementa o executivo.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *