Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

21 de novembro de 2024

Brasília está entre as 15 cidades com maior tempo de espera para pegar transporte público no mundo

Segundo especialistas, poderia haver solução para tal realidade se o transporte público do Distrito Federal fosse mais eficaz.


Por Pauline Machado Publicado 27/04/2023 às 14h30
Ouvir: 00:00

De acordo com dados da Secretaria de Transporte e Mobilidade, registra-se só no Distrito Federal diariamente 721 mil cartões de Vale Transporte e cartão Mobilidade. Dessa forma, contabilizando cerca de 1,3 milhão de acessos ao sistema de leitura de cartões. No entanto, ainda assim, o sistema de transporte público oferece pouco conforto durante as viagens e baixa agilidade nos trajetos. Essa informação corrobora com o que destacam os especialistas: que o transporte público é fator de influência na quantidade de horas dormidas pela população que depende do sistema de mobilidade urbana coletiva. Isso porque não é raro ver passageiros aproveitando a corrida para tirar um cochilo.

Maior tempo de espera

O Relatório Global sobre Transporte Público de 2022, feito pela empresa Moovit e divulgado em janeiro deste ano, apontou que em Brasília, quem faz uso de ônibus e metrô enfrenta o percurso com maior distância média do Brasil. São 12,41km por trecho.

Além de relatar que 39% das viagens percorrem pelo menos 12km, o que se considera de longa distância, o estudo também mostrou que a capital federal está entre as 15 cidades com maior tempo de espera para pegar transporte público no mundo.

De acordo com o levantamento, os brasilienses passam cerca de 23 minutos esperando pelo transporte. Esse é o mesmo tempo de espera de uma capital como Salvador e maior que a cidade do Rio de Janeiro, que se perde 21 minutos.

Em média, os usuários gastam 96 minutos no transporte público, por dia, o que é ruim, conforme especialistas. No entanto, há de se considerar que os trajetos no DF são longos devido à sua geografia.

De Planaltina para o Plano Piloto, por exemplo, o usuário leva em torno de 40 minutos quando o trânsito está livre. Quando há engarrafamentos, esse trajeto passa a chegar a 1h30, em decorrência das vias que estão chegando à sua capacidade máxima.

Possíveis soluções

Segundo especialistas, poderia haver solução para tal realidade se o transporte público do Distrito Federal fosse mais eficaz. Ou seja, passando no horário marcado nas paradas de ônibus, e, ainda, se proporcionasse um mínimo de conforto.

Dessa forma acredita-se que mais pessoas escolheriam fazer uso do transporte coletivo ao invés do particular, resultando em crescimento da receita — algo que poderia ser utilizado para melhorar o próprio transporte coletivo, além de descongestionar as vias para todos os tipos de usuários – de transporte público ou particular.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *