Quais as diferenças entre a linha amarela e a linha branca no trânsito? 

As faixas de trânsito são essenciais para a organização, segurança e fluidez do tráfego de veículos e pedestres


Por Accio Comunicação

Os diversos tipos de sinalização de trânsito são importantes para garantir a segurança e a orientação do trânsito. As linhas brancas e amarelas pintadas sobre a pista de rolamento, que fazem parte das marcas longitudinais, por exemplo, auxiliam o condutor quando se permite ultrapassar ou se manter em suas faixas de trânsito.

As linhas brancas ou amarelas são encontradas no centro da via ou em meio fio de calçadas. Essa diferença de cores possui significados diferentes. 

Foto: Freepik

Quais são as características da linha de trânsito amarela? 

A princípio, as linhas amarelas separam o fluxo de trânsito que circula em sentidos opostos. Além disso, quando o “meio-fio” está em amarelo, significa a proibição de estacionar naquele ponto (lembrando que para valer a proibição é obrigatória a linha amarela estar acompanhada da placa de proibido estacionar).

Porém, a linha amarela pode ser simples ou dupla, contínua ou tracejada. Confira as diferenças: 

Foto: Freepik

Quais são as características da linha de trânsito branca? 

Diferente da linha amarela, a branca permite o estacionamento em determinados pontos e separa faixas de trânsito que possuem o mesmo sentido de direção. Elas também podem ser contínuas ou tracejadas.

Foto: Freepik

O que é sinalização horizontal? 

Composta por faixas e marcas em formato de símbolos e linhas, a sinalização horizontal possui legendas ou marcações no pavimento da via.

Sendo assim, é importante saber que a sinalização horizontal segue alguns padrões que definem os diversos tipos de sinais: 

Quais as cores? 

A sinalização horizontal trabalha com 6 cores, sendo elas: amarelo, vermelho, branco, azul, preto e verde. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe nos comentários! 

Sair da versão mobile