Quem circula há muito tempo em São Paulo (SP) deve se lembrar das tentativas de aplicação da motofaixa na região central da capital paulista e na Zona Sul. Um exemplo da dúvida sobre a quão benéfica ou não essa faixa especial para motos pode ser é a Avenida Sumaré.
Um ano antes de aplicarem a faixa para motos nessa via, 11 acidentes com moto foram registrados. Após um ano da aplicação da faixa especial, o número saltou para 27.
Então, por que as motofaixas estão voltando?
Vamos olhar para a atual motofaixa, presente na Av. 23 de Maio, em São Paulo (SP). Antes da implementação:
- As faixas de automóveis da avenida variavam entre 2,5 e 2,95 metros de largura.
- As faixas de ônibus tinham 5,85 metros de largura.
Para incluir a faixa exclusiva de motos, a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo – CET:
- Padronizou a largura das quatro faixas para veículos em 2,7 metros.
- Estreitou a via exclusiva para ônibus para apenas 3,40 metros de largura.
Com isso, foi possível “encaixar” uma nova faixa exclusiva (de 1,4 metro de largura) para o tráfego de motociclistas, motonetas e ciclomotores.
Na Faixa Azul: efeito positivo ou negativo?
Com essa ação na Av. 23 de Maio, a “Faixa Azul” (motofaixa) obteve um saldo positivo no primeiro ano. Isso porque, segundo a prefeitura de São Paulo, não houve nenhum registro de acidente com óbito envolvendo motos no local onde há a faixa.
Afinal, na mesma avenida, entre os anos de 2018 e 2020, foram registradas 117 ocorrências envolvendo motos. Destas, 129 tiveram feridos e 4 resultaram em óbitos, segundo a CET.
De acordo com a prefeitura, houve uma redução de lentidão da Av. 23 de Maio em 2022, se comparada aos índices de 2019.
Ou seja: quanto melhor o planejamento para se implementar a motofaixa, mais efetiva ela será.
Mudando de cenário, no Rio de Janeiro, foram criados alguns espaços para motos pararem nos sinais, no bairro da Lagoa, em 2019. O objetivo era reduzir os acidentes de trânsito de forma geral.
Além disso, criando esses espaços específicos, fica nítida a diminuição no número de motociclistas que mudam constantemente de faixa.
Em resumo, em termos de custo-benefício, a motofaixa se destaca como uma solução para os problemas de trânsito no Brasil. Esse recurso ajuda a melhorar a qualidade de vida dos condutores e também colabora com o meio ambiente, já que com o trânsito mais fluido, os veículos passam menos tempo parados em engarrafamentos, resultando em menor emissão de gases poluentes.