Mortes no trânsito: vereadores apoiam implantação da Faixa Azul em Curitiba

Sinalizada entre vias movimentadas, a Faixa Azul é uma área para tráfego prioritário de motos na cidade de São Paulo.


Por Assessoria de Imprensa
Implantação faixa azul em Curitiba
Vereadores pedem estudo sobre implantação de Faixa Azul em Curitiba. Foto: Edson Lopes Jr. / Prefeitura de São Paulo

Nesta semana, em votação simbólica, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) declararam apoio à implantação da Faixa Azul na capital do Paraná. A proposta foi apresentada por Alexandre Leprevost (Solidariedade) como uma medida para reduzir os acidentes de trânsito em Curitiba. Inspirada na experiência positiva da cidade de São Paulo, a Faixa Azul é uma área sinalizada, entre as faixas de rolamento das vias mais movimentadas, para tráfego prioritário de motocicletas.

“A sugestão ao Executivo é para que a Prefeitura de Curitiba estude a implantação da Faixa Azul nas vias mais movimentadas da cidade”, defendeu Leprevost. Ele recebeu o apoio de outros parlamentares, durante a discussão da indicação (205.00121.2024). O vereador entende que a criação de uma área para motociclistas prevenirá o ziguezague entre os veículos, que “gera atritos entre os motoristas”.

“Foi uma medida [em São Paulo] que acabou com o ‘corredor’ nas vias de grande fluxo”, atestou Professor Euler (MDB).

Antecipando a discussão do Maio Amarelo, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) convidou Leprevost a levar o assunto à audiência pública que a CMC promoverá nas próximas semanas. Maria Leticia (PV) incluiu na discussão a necessidade de uma medida deste tipo para os ciclistas. Nesse sentido, recebeu o apoio de Leprevost. Conforme ele, um dos sinais de que o trânsito é perigoso é o fato de que há quem prefere andar de bicicleta nas canaletas dos ônibus biarticulados a dividir as ruas com carros e motos.

As informações são da Câmara Municipal de Curitiba

Sair da versão mobile