Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Mortes no trânsito: vereadores apoiam implantação da Faixa Azul em Curitiba

Sinalizada entre vias movimentadas, a Faixa Azul é uma área para tráfego prioritário de motos na cidade de São Paulo.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 05/04/2024 às 18h00
Ouvir: 00:00
Implantação faixa azul em Curitiba
Vereadores pedem estudo sobre implantação de Faixa Azul em Curitiba. Foto: Edson Lopes Jr. / Prefeitura de São Paulo

Nesta semana, em votação simbólica, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) declararam apoio à implantação da Faixa Azul na capital do Paraná. A proposta foi apresentada por Alexandre Leprevost (Solidariedade) como uma medida para reduzir os acidentes de trânsito em Curitiba. Inspirada na experiência positiva da cidade de São Paulo, a Faixa Azul é uma área sinalizada, entre as faixas de rolamento das vias mais movimentadas, para tráfego prioritário de motocicletas.

“A sugestão ao Executivo é para que a Prefeitura de Curitiba estude a implantação da Faixa Azul nas vias mais movimentadas da cidade”, defendeu Leprevost. Ele recebeu o apoio de outros parlamentares, durante a discussão da indicação (205.00121.2024). O vereador entende que a criação de uma área para motociclistas prevenirá o ziguezague entre os veículos, que “gera atritos entre os motoristas”.

“Foi uma medida [em São Paulo] que acabou com o ‘corredor’ nas vias de grande fluxo”, atestou Professor Euler (MDB).

Antecipando a discussão do Maio Amarelo, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) convidou Leprevost a levar o assunto à audiência pública que a CMC promoverá nas próximas semanas. Maria Leticia (PV) incluiu na discussão a necessidade de uma medida deste tipo para os ciclistas. Nesse sentido, recebeu o apoio de Leprevost. Conforme ele, um dos sinais de que o trânsito é perigoso é o fato de que há quem prefere andar de bicicleta nas canaletas dos ônibus biarticulados a dividir as ruas com carros e motos.

As informações são da Câmara Municipal de Curitiba

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *