26 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Desrespeito à sinalização causa 7,5 mil acidentes no trânsito em 2014


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/07/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h48
Ouvir: 00:00

Desrespeito à sinalizaçãoDar uma apertada no pé quando o sinal fica amarelo é uma atitude perigosa. É que geralmente o intervalo entre o semáforo verde e o vermelho é de apenas quatro segundos.

Se não der tempo de passar, o motorista pode levar uma multa e até causar um acidente. Em um segundo, um carro a 60 quilômetros por hora percorre 16 metros. Nesse caso, o correto é parar e esperar o sinal abrir.

A estudante Jéssica Gomes conta que quase foi atropelada por um motorista que avançou o sinal vermelho.”Teve uma situação em um sinal de grande movimento, tinha faixa de pedestre, mas mesmo assim o motorista avançou no sinal vermelho. Já estava fechado e mesmo assim ele passou com tudo, nem reduziu.”

No ano passado, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, dos mais de 150 mil acidentes registrados, cerca de 7,5 mil foram relacionados à desobediência à sinalização de trânsito. Das 7,5 mil vítimas fatais, 425 morreram por ter cometido a infração.

Para a psicóloga Viviane Azevedo, do Conselho Federal de Psicologia, os motoristas têm demonstrado cada vez mais agressividade no trânsito e pressa ao dirigir. “Alguns condutores apresentam esse tipo de comportamento agressivo no trânsito, ou seja, esse é meu espaço e, por favor, não me atrapalhe no meu espaço. Além disso, a pressa é muito grande. Se ganha alguns minutos e se perde, muitas vezes, um ano”.

O advogado especialista em direito do trânsito Marcelo Araújo afirma que é preciso cumprir as regras e respeitar o espaço do outro. “Para que essa engrenagem funcione, é necessário que você tenha regra. A regra significa o seguinte: eu não paro no sinal vermelho porque ele é bonito, para ficar apreciando. Eu paro no sinal vermelho, porque quando ele tiver fechado para mim alguém vai estar passando no cruzamento no sinal verde. E eu também não passo no sinal verde por mera fé. Eu passo porque a regra me autoriza a passar.”

O ortopedista Weldson Muniz afirma que o número de pessoas que ficam com sequelas graves em consequência de acidentes de trânsito tem aumentado muito nos últimos anos.”Ficam com lesões graves necessitando, às vezes, de diversas internações, principalmente do ponto de vista do aparelho locomotor, que é onde a gente atua. É uma legião de pessoas inválidas, incapacitadas, bastante jovens.”

Avançar o sinal vermelho do semáforo ou de uma parada obrigatória é infração gravíssima. A multa é de R$ 191, além de sete pontos na carteira. Se a infração for seguida de um acidente que termine em lesão corporal grave ou morte, o responsável responde criminalmente.

Com informações da Agência Brasil

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *