Veja como dirigir com segurança em período de fortes chuvas

Estamos passando por um período de fortes chuvas no Brasil. Conforme o Inmet, até o dia 29 de janeiro, a previsão é de grandes volumes de chuva.


Por Mariana Czerwonka
Fortes chuvas
Fortes chuvas podem comprometer seriamente a segurança. Foto: 404045 para Depositphotos

Estamos passando por um período de fortes chuvas no Brasil. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o dia 29 de janeiro, a previsão é de grandes volumes de chuva, que poderão ultrapassar 90 milímetros (mm) em áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e no Nordeste do país. Além dos alertas quanto a desmoronamento de encostas, alagamentos e interdições das vias, é preciso tomar cuidado em relação a segurança no trânsito.

Condições como vento, frio, calor e chuva, podem colocar vidas em risco.  A chuva, por exemplo, pode alterar as condições da via, diminuir a capacidade visual do condutor e modificar padrões de condução e comportamento dos veículos, como a aderência e a estabilidade.

“A primeira orientação é não subestimar a força da água e não se arriscar ao atravessar enxurradas. O ideal é que o condutor mude o seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos”, explica Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade.

O especialista alerta que outra preocupação nesses casos é a queda de raios. “Em caso de tempestade com raios, é preciso se abrigar. No caso dos motociclistas, o perigo é ainda maior, pois o veículo não protege o piloto, como é o caso dos automóveis”.

Dirigir durante a chuva

Conforme Mariano, se for inevitável dirigir sob chuva, é preciso seguir algumas dicas: redobrar a atenção, reduzir a velocidade e aumentar a distância dos demais veículos. Além disso, é imprescindível manter as palhetas do limpador de para-brisas em bom estado e os vidros limpos, desengordurados e desembaçados. “A chuva além de reduzir a visibilidade, diminui a aderência dos pneus ao solo (principalmente em curvas), aumenta consideravelmente o espaço percorrido em frenagens e dificulta manobras de emergência”, alerta.

Por fim, o especialista diz que para prevenir situações de risco, é preciso ficar atento à manutenção do veículo. “Todos os equipamentos devem estar funcionando adequadamente. No entanto, é preciso dar especial atenção aos principais itens de segurança do veículo, como pneus, parte elétrica, limpadores de para-brisa e vidros traseiros. Além disso, estar com a sinalização e iluminação em perfeitas condições”, conclui.

Sair da versão mobile