Vai viajar nos próximos feriados? Confira quatro dicas da ANIP antes de pegar a estrada
Estado de conservação dos pneus, rodas e sistema de iluminação precisam ser verificados antes da viagem.
Os feriados da Proclamação da República (15) e Dia da Consciência Negra (20) estão chegando. Antes de arrumar as malas e pegar a estrada para viajar nos feriados, é preciso verificar as condições dos principais itens do veículo, como pneus, rodas e o sistema de iluminação.
Para garantir a diversão de todos, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) elencou quatro importantes dicas para você viajar nos feriados e manter o seu passeio seguro.
1 – Pneus
O limite legal para se trafegar com um pneu é de 1,6 milímetro. Para testar se estão desgastados ou não, basta encaixar uma moeda de R$ 1 em um dos sulcos no centro da banda de rodagem, identificada como a parte mais grossa do pneu. Quanto mais fundo a moeda for, melhor será a condição dos pneus. Caso consiga ver toda sua parte dourada, está na hora de substituir os produtos. Não esqueça de realizar o alinhamento e balanceamento, rodízio de pneus e manter a calibragem em dia e garanta que o estepe esteja em boas condições de uso e calibrado corretamente.
2 – Rodas amassadas
Influenciam no balanceamento dos veículos, aumentam a vibração e aceleram o desgaste dos pneus. É importante verificar periodicamente o estado das rodas, principalmente antes de longas viagens. Ao observar alguma anormalidade, procure auxílio especializado e realize o reparo ou a troca da peça imediatamente.
3 – Evite a aquaplanagem
Nessa época do ano é comum enfrentar fortes chuvas em diversas estradas do Brasil. Para evitar os riscos de aquaplanagem durante a viagem, verifique o estado de conservação dos pneus regularmente, por meio do indicador TWI, calibre-os semanalmente pela manhã e não ultrapasse a velocidade indicada nas vias.
4 – Sinalização e iluminação
Cheque todas as luzes do veículo antes de sair de casa. Faróis, lanternas, luz da placa, seta e luzes de freios devem estar em perfeitas condições de funcionamento. Caso encontre algum defeito, procure um serviço especializado para reparo do problema.