Sinistros de trânsito tem redução de 27% após campanha de conscientização em trecho de rodovia
Os dados indicam, resultou em significativa redução de sinistros de trânsito, com queda de 27% nas colisões traseiras medidas no trecho.
A K-Infra Rodovia do Aço, concessionária responsável pela gestão da BR-393/Rodovia do Aço, realizou em agosto último ação de conscientização no trânsito em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que, ao que os dados indicam, resultou em significativa redução de sinistros de trânsito, com queda de 27% nas colisões traseiras medidas no trecho.
A campanha, parte do cronograma de campanhas do “Pacto pela Segurança Viária”, teve seu ápice no dia 29 de agosto, na delegacia da PRF localizada no km 275 da rodovia, em Barra do Piraí. O foco da campanha foi orientar os condutores sobre cuidados fundamentais para prevenir colisões traseiras, engavetamentos e colisões transversais, tipos de acidentes com maior índice em perímetros urbanos.
Os motoristas que trafegam pelo trecho compreendido entre os kms 279 e 286,4, entre Barra do Piraí e Volta Redonda, receberam panfletos informativos e orientações práticas. Dentre as principais recomendações, destacam-se manter distância segura, controlar a velocidade, evitar o uso do celular ao volante, manter foco constante na pista e sinalizar manobras com antecedência.
Resultados Mensuráveis
A eficácia da ação pôde ser comprovada pela análise dos dados. Antes da campanha, entre 1º de julho e 28 de agosto, foram registrados 37 acidentes na região. Após a distribuição dos materiais educativos e as orientações aos condutores, entre 30 de agosto e 28 de outubro de 2024, o número de ocorrências caiu para 25. Ou seja, isso representa uma redução de aproximadamente 27%.
A parceria entre a K-Infra Rodovia do Aço e a PRF reflete o compromisso conjunto de promover um trânsito mais seguro e humano. Ao investir em iniciativas de conscientização, a concessionária busca não apenas cumprir sua função de administração e manutenção da via, mas também contribuir ativamente para a preservação de vidas.
O resultado reforça a importância de campanhas educativas e da atuação integrada entre os diversos agentes do setor, demonstrando que o esforço de todos — concessionária, órgãos de segurança e, principalmente, motoristas — é essencial para reduzir acidentes e tornar as rodovias mais seguras.