O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) questionou o advogado-geral da União, André Mendonça, sobre o decreto do governo que retirou radares de velocidade de rodovias federais. Para o senador, a mudança pode aumentar o número de acidentes nessas localidades. “Um dos poucos sistemas que inibe o excesso de velocidade em rodovias federais é a utilização dos mecanismos de radares”, disse.
O Senador falou ainda sobre “indústria da multa”.
“Eu não sou a favor de indústria de multas, muito pelo contrário, agora não sou a favor de indústria de mortes. Então, se acha que tem problema, falha, se tem radar em locais onde não devia, se o estudo não está bem feito, contrate uma equipe, faz um estudo de viabilidade, aí sim faz a transposição”, argumentou.
Mendonça disse que estão sendo feitos estudos e que a medida deve ser acompanhada também pelo Ministério Público e pelos órgãos de trânsito estatuais.
“Acho que se alguma concessão, delegação, ela não está adequada, logicamente que se pode reverter, mas de outro lado, colocar que os órgãos de trânsito estaduais, o próprio Ministério Público, eles têm a competência sim para também fiscalizar”, frisou o advogado-geral da União.
O advogado-geral da União participou de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI), na última terça-feira (24).
As informações são da Agência Senado