São Paulo: Faixa Azul poderá contemplar mais 11 avenidas

Para implantação das novas faixas há uma série de exigências pré-estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito - Senatran.


Por Pauline Machado
Faixa azul em São Paulo
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou uma portaria que assegura mais quatro trechos ao projeto Faixa Azul em São Paulo – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

No final de setembro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou uma portaria que assegura mais quatro trechos ao projeto Faixa Azul – os corredores exclusivos para motocicletas, na cidade de São Paulo, agora, totalizando 17 avenidas com o uso da sinalização.

Em nota à imprensa, o ministro informou:

“Achamos fundamental estimular os municípios a tomarem iniciativas para aumentar a segurança no trânsito. Junto com a prefeitura de São Paulo, que solicitou o uso da sinalização experimental, queremos avançar na redução de sinistros e evitar mortes no trânsito”.

No entanto, para implantação das novas faixas há uma série de exigências pré-estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito – Senatran.

De acordo com o estabelecido, as faixas devem ter larguras de, pelo menos, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h, e de 1,20 metro para limite de velocidade de 60 km/h.

Além disso, um relatório com as análises e conclusões do projeto Faixa Azul deve ser enviado pela CET-SP à referida Secretaria, ao término do período experimental de um ano.

O documento deve dispor de dados como quantidade de sinistros; feridos e mortes envolvendo motocicletas; motonetas e ciclomotores a cada mês, por sentido de tráfego nos trechos relacionados, entre outros.

Novas avenidas

Dentre as novas avenidas contempladas estão:

Dentre os trechos já autorizados estão:

Sair da versão mobile