Quando fazer revisão de moto? 

A revisão de moto deve ser feita ao menos uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados para garantir sua segurança e conservação da motocicleta


Por Accio Comunicação

Em conversas do dia a dia é comum ouvirmos sobre as revisões periódicas em carros, mas você sabia que motos, motonetas e ciclomotores também precisam de revisão? Durante a revisão de uma moto, verificamos os principais componentes assim como suas condições para realizar possíveis reparos ou trocas.

Além disso, tanto na revisão quanto na manutenção, os componentes imprescindíveis par ao bom funcionamento da moto são vistoriados para identificar possíveis defeitos.  

Contudo, é recomendado que a revisão da motocicleta seja feita ao menos uma vez por ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados para garantir a própria segurança, bem como de outros motoristas e usuários da via. 

Foto: Freepik

O que deve ser revisado na moto? 

O que diz a lei sobre equipamentos obrigatórios para motos? 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 912, de 01 de abril de 2022, estabelece os equipamentos obrigatórios em carros, motos e demais veículos em circulação no território nacional. 

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou estando este ineficiente ou inoperante é considerado infração grave com penalidade de multa e retenção do veículo para regularização. 

Quais são os equipamentos obrigatórios da moto? 

Antes de tudo, para circular em vias públicas com segurança, a motocicleta deve estar com os seguintes equipamentos obrigatórios

Você motociclista, já fez a revisão da sua moto? Compartilhe nos comentários a sua experiência! 

Veja também no Portal do Trânsito: 
Sair da versão mobile