Entre as principais personalizações pelas quais os carros passam, a fim de deixá-los com a cara do dono, as rodas são geralmente o primeiro item a sofrer alterações. Embora sejam encaradas, na maioria das vezes, somente como algo estético, as rodas são parte fundamental da engenharia do automóvel.
Isso porque são uma das principais peças envolvidas na tarefa de movimentar o veículo. Envoltas pelos pneus, conectam-se com o eixo que vem do motor, tracionando o veículo. Sendo assim, seu tamanho influência diretamente na dirigibilidade e estabilidade do veículo, e é algo inclusive regulamentado por lei: conforme o Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro, o tamanho do conjunto roda/pneu é proibido de ser alterado.
A mudança é permitida somente dentro de certos limites
Logo, caso o motorista opte por rodas de aro maior, deve diminuir o tamanho do perfil do pneu. O tamanho correto do pneu é, portanto, crucial para o bom desempenho, para a segurança e para rodar dentro do que manda a legislação. E saber o aro do pneu é algo relativamente simples, uma vez que a informação se encontra impressa nele.
Como entender a nomenclatura presente nos pneus
Na lateral dos pneus, existem números e códigos que correspondem a dados importantes, tais como a largura do pneu, a altura do pneu, o diâmetro do aro, a marcação de desgaste e até mesmo a validade do pneu. O diâmetro corresponde ao tamanho todo do pneu, geralmente medido em centímetro ou então em polegadas.
Embora em um primeiro momento as informações possam parecer confusas, basta saber a que cada item se refere para fazer uma leitura completa do composto. O primeiro número, geralmente uma centena começando por 1 ou 2, indica a largura do pneu em milímetros. Um pneu 175 tem 175 milímetros de largura. O próximo número, separado por uma barra, indica a altura do pneu em relação a sua largura.
Por ser relativo àquela, representa uma porcentagem: em um pneu 175/65, o 65 indica que este mede 65% da largura de 175 milímetros. Depois, o próximo número – que é uma dezena – indica o aro deste pneu. Os mais comuns são números de 13 a 20, e devem estar consoante ao tamanho da roda onde serão montados, independentemente do material de que esta é feita.
A importância da largura e do diâmetro corretos
Utilizar pneus da largura adequada é essencial para a estabilidade do carro. É importante também não utilizar medidas que ultrapassem a largura da carroceria, pois, além de impactar na dirigibilidade, é algo também passível de multa. Quanto ao perfil, isto é, a altura do pneu, este pode variar conforme as preferências do condutor.
Perfis mais altos garantem uma absorção maior de impacto, resultando em uma direção mais “macia”. Já os pneus de perfil baixo deixam a roda mais evidente e produzem um efeito estético mais atrativo. Seja um pneu de aro 14 com perfil alto, ou um pneu de aro 17 com perfil baixo, o importante é que estejam sempre bem calibrados e dentro das normas para uma direção segura.