Primeira moto: confira fatores importantes para ter sucesso na escolha
Potência é apenas um dos fatores que o piloto recém-habilitado deve levar em conta na hora de escolher uma moto para ser a sua primeira.
Pilotar uma moto não é algo simples. Além do equilíbrio sobre duas rodas, o motociclista deve ter atenção mais que redobrada no trânsito brasileiro. Quando se trata de um piloto iniciante, então, a questão é ainda mais complicada. Afinal, estar habilitado não significa ser um perito nas manobras necessárias. Somente com o tempo é possível conseguir a experiência e a confiança para encarar as ruas das cidades.
Dicas para quem está começando
Contudo, é possível para o piloto recém-habilitado seguir algumas dicas que facilitem esse processo. Escolher locais tranquilos e espaçosos para se habituar com a moto é fundamental. Deve-se treinar a frenagem, a troca de marchas e a execução de curvas, de preferência com um piloto mais experiente auxiliando e corrigindo os erros. E os exercícios são ainda mais proveitosos quando executados com a própria moto do piloto iniciante.
O que se deve ter em mente na escolha da primeira moto
Por essa razão, escolher a primeira moto de forma adequada é parte fundamental do processo de aprendizagem. Afinal, são muitos os modelos disponíveis no mercado, mas nem todos são recomendados para quem está começando. É preciso levar em conta uma série de fatores, mas principalmente a finalidade do uso da moto.
A finalidade do uso é importante
Para o piloto que pretende ir apenas ao trabalho ou à faculdade com a moto, isto é, que planeja apenas o uso urbano dela, ou que ainda pretende utilizar a moto como ferramenta de trabalho, as scooters são uma boa opção. Geralmente com bom espaço de bagageiro, permitem o transporte de volumes de maneira otimizada. As motos tipo street cumprem bem o papel também e são mais espaçosas, principalmente para quem pretende levar um garupa.
Opte por motos de menor cilindrada
As cilindradas também devem ser levadas em conta na hora de optar por uma moto. Deve-se optar pelas motos de menor cilindrada, tais como as 125, 150 e 160 cc, suficientes para o uso urbano. Contudo, caso seu trajeto contemple trechos de estrada, uma moto 250 cc pode suprir bem a demanda por mais potência. Porém, se em algum momento do trajeto passa-se por estrada de terra, deve-se optar por um modelo trail.
O próprio corpo precisa fazer parte da equação
Outro fator determinante é o biotipo do piloto. Deve-se levar em conta a própria altura, uma vez que motos muito altas dificultam o apoio do pé no chão nas paradas, algo essencial para o sentimento de segurança para quem está começando. Modelos leves como scooters e motonetas, também conhecidos como CUBs, cumprem bem essa função, uma vez que a altura do quadro de motos maiores, ainda que street, pode se tornar um fator dificultante.
Evite motos grandes e muito potentes
Enquanto não se tem a experiência necessária, deve-se evitar motos maiores e mais potentes. Motos de mais de 300 cilindradas exigem muito mais do piloto, pois sua resposta em termos de aceleração é muito mais rápida. Não se deve deixar levar pelo emocional e pela empolgação inicial e optar por uma moto muito grande, ainda que bonita, pois certamente será indomável nas mãos de um piloto inexperiente.
A melhor moto é também a que cabe no bolso
No mais, tanto faz se a primeira moto for nova ou usada, desde que satisfaça a necessidade inicial. São várias as opções que podem ser encontradas mesmo em um leilão de motos online, que certamente se encaixam como uma ótima moto para começar. Com respeito ao próprio tempo, às leis de trânsito e ao uso do equipamento obrigatório, o processo de se tornar um bom piloto vira apenas questão de tempo.