26 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Obras na via: veja o impacto na fluidez do trânsito

As obras na via têm impacto direto sobre a fluidez do trânsito e esse foi o tema da reportagem em vídeo do Portal do Trânsito.


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/07/2024 às 11h30
Ouvir: 00:00
As obras na via têm impacto direto sobre a fluidez do trânsito e esse foi o tema da reportagem em vídeo produzida por Thabita Yuri para o Portal do Trânsito. Assista!

As grandes cidades estão sempre em desenvolvimento e isso requer uma adequação em sua infraestrutura, correção de danos existentes e benfeitorias à população. No entanto, as obras na via têm impacto direto sobre a fluidez do trânsito e, também, na segurança e facilidade de deslocamento de pedestres e veículos. Esse foi o tema da reportagem em vídeo produzida por Thabita Yuri para o Portal do Trânsito. Assista acima.

Para diminuir esses impactos, as obras requerem planejamento e sinalização adequada. Além de contar com a paciência dos cidadãos que trafegam pelos locais e o respeito às determinações do órgão responsável pelas obras na via.

“É preciso que pedestres e condutores recebam as orientações corretas de como agir diante das obras para evitar situações de risco para os usuários do trânsito”, explica Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade.

No período noturno, as obras devem contar com iluminação adequada para que o cidadão perceba as condições na via.

Para o pedestre, os cuidados devem ser redobrados. “É de suma importância que os pedestres tenham um local seguro para transitar, com proteção como, por exemplo, cordas de isolamento. A sinalização é fundamental”, diz.

Outra orientação aos condutores é respeitar a velocidade no local, que geralmente deve ser bem reduzida, devido às circunstâncias.

O especialista afirma que, pelos motivos citados acima, a obra deve ser bem sinalizada, assim como preconiza o Código de Trânsito Brasileiro.

Conforme a lei, nenhuma via pavimentada poderá ser entregue após sua construção, ou reaberta ao trânsito após a realização de obras ou de manutenção, enquanto não estiver devidamente sinalizada, vertical e horizontalmente, de forma a garantir as condições adequadas de segurança à circulação. Além disso, nas vias ou trechos de vias em obras deverá ser afixada sinalização específica e adequada.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *