No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, ARTESP anuncia redução de 50% no índice de mortes nas rodovias concedidas
Mensagens em apoio à campanha serão exibidas nas redes sociais da Agência em memória das vítimas e seus familiares. Modelo de concessão já conseguiu também a redução do índice de mortes nas rodovias paulistas concedidas.
A ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e as 20 concessionárias que administram as rodovias paulistas sob sua concessão participam, neste domingo (21), da campanha em função do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.
O engajamento acontece no momento em que a Agência anuncia balanço que indica redução de 50,8% no índice de mortes em acidentes nas rodovias concedidas, como resultado do Programa de Redução de Acidentes (PRA), implantado desde o início do modelo de concessão das rodovias paulistas, em 2000.
A campanha do Dia Mundial foi adotada em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Celebrada internacionalmente no terceiro domingo de novembro, foi trazida para o Brasil pelo SOS Trânsito e pela ONG Trânsito Amigo, entidade que representa as vítimas. A data é uma oportunidade de reforçar mensagens de conscientização da população sobre a importância da prevenção e da redução do número de acidentes nas rodovias concedidas, além de promover a preservação da vida no trânsito, por meio de iniciativas de valorização da segurança viária, do bem-estar e da integridade dos usuários das rodovias.
Programa de Redução de Acidentes (PRA)
A ARTESP e suas concessionárias mantêm programas e ações educativas constantes de conscientização e de educação no trânsito, a fim de enfatizar junto a seus colaboradores, condutores e usuários das rodovias concedidas que o trânsito mais seguro depende do respeito às leis de trânsito, ao limite de velocidade estabelecido ao longo da malha viária e à sinalização vigente.
Desenvolvido pela Agência, o Programa de Redução de Acidentes (PRA) é uma ferramenta de gestão de segurança viária para reduzir os números de acidentes e vítimas fatais nas vias. O PRA acompanha os dados levantados pelas concessionárias de acidentes das rodovias concedidas, elabora análises e diagnósticos e propõe soluções para a mitigação dos problemas observados. Aliado aos investimentos de segurança obrigatórios, previstos em contrato com as concessionárias (como a instalação de passarelas de pedestres e acostamentos), o Programa aponta as necessidades específicas em cada rodovia e auxilia no direcionamento de novas
intervenções.
Os bons resultados são atestados pelos números representativos, ainda mais considerando-se as dificuldades de comunicação de campanhas educativas. A redução de 50,8% no índice de mortes não é o único fruto positivo do PRA da ARTESP. Desde o ano 2000, início do projeto de concessão das rodovias paulistas, apesar do aumento constante do fluxo de veículos nas estradas, o modelo já conseguiu redução de 42,2% no índice dos acidentes nas rodovias paulistas concedidas. O índice de feridos em acidentes também caiu 41,8 % neste período, confirmando a eficiência do modelo de concessão de rodovias também quanto à segurança viária.
“A redução das vítimas no sistema viário tem sido um desafio. Entretanto, estamos atuando em várias frentes, com adoção de tecnologias de ponta, técnicas de engenharia, fiscalização, atividades operacionais, além de campanhas educativas para reverter ainda mais esse quadro a cada dia. A intenção prioritária é que os usuários possam fazer viagens mais tranquilas e seguras”, ressalta Cibele Alves, Gerente de Sinalização e Segurança da ARTESP.
O diretor-geral da ARTESP, Milton Persoli, reforça a importância de iniciativas periódicas de conscientização.
“Nosso objetivo é alertar a população sobre os cuidados necessários ao assumirem a direção de um veículo nas rodovias, para a promoção da segurança ainda maior no trânsito. É importante entender que o compromisso por um trânsito mais seguro é também um ato de solidariedade ao próximo e a si mesmo”, alerta.
O engajamento da ARTESP na campanha em memória das vítimas de trânsito e seus familiares será enfatizado nas redes sociais da agência e das concessionárias durante todo o domingo (21).