Entenda a importância da manutenção preventiva antes de viajar
Maior número de carros nas estradas brasileiras elevam o risco de sinistros, principalmente os causados por quebra acidental por falta de manutenção.
Calibragem do pneu aro 13, luz de freio e nível de óleo do motor. Esses são alguns dos itens que devem ser conferidos periodicamente antes de sair da garagem, mas, principalmente, quando se vai cair na estrada. A necessidade é ainda maior quando se trata de viajar durante um período de mais carros nas estradas.
O aumento no fluxo de veículos nas estradas no final de ano é um fenômeno que ocorre sempre Brasil afora. Consequentemente, o número de acidentes aumenta. Entre os inúmeros fatores que causam o fenômeno está a falta de manutenção nos veículos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 30% dos acidentes são frutos dessa causa.
Logo, para garantir uma viagem tranquila, é dever de todo condutor se preocupar com a manutenção preventiva do seu carro e por isso é preciso entender a sua importância. A manutenção preventiva é a melhor forma de garantir que tudo correrá bem. Mais barata do que a manutenção corretiva — aquela que demanda substituição de peças que já se quebraram — a manutenção preventiva foca nos sistemas mais exigidos do carro durante as viagens, por isso sua importância.
Sistema de freios e suspensão são os mais exigidos na estrada
Entre esses sistemas, o de freio é um dos mais importantes. É ele que garante a diminuição segura de velocidade do veículo quando assim exigido. Esse sistema é composto de diversas partes e nenhuma deve ser negligenciada. Tanto os carros novos como os mais velhos compartilham várias peças em comum, o que facilita na hora da troca.
Na revisão, devem ser checados itens como o nível do fluido de freio e seu aspecto; mangueiras e flexíveis; o disco de freio e as pastilhas, e nos carros com freio a tambor, o aspecto da lona e dos cilindros de freio. O desgaste em qualquer dessas peças sinaliza uma troca do componente mesmo que esteja dentro do tempo de validade.
A revisão no sistema de suspensão também é fundamental para garantir a segurança e boa dirigibilidade do carro. Geralmente, barulhos estranhos já denotam que algo não vai bem com seus componentes. Uma boa revisão busca por avarias nas buchas, nas molas e nos amortecedores. Aqui também vale a troca dos componentes.
Evitando o sobreaquecimento do motor
O sistema de arrefecimento também não pode ser negligenciado. O uso de fluido aditivo é importante, pois ele evita o aquecimento da água do motor e sua proporção deve estar de acordo com o que especifica o fabricante. Também é importante que as mangueiras estejam em bom estado. Além disso, o nível de fluido no reservatório deve ser respeitado.
Chegando no motor, deve-se atentar para as correias como a do alternador, do ar-condicionado e a correia dentada ou equivalente. Esses componentes não devem apresentar ressecamento ou rachaduras. No mais, é importante checar o nível do óleo ou trocá-lo, bem como o filtro, caso já esteja chegando perto do prazo.
Atenção ao sistema elétrico e eletrônico
Uma boa revisão no sistema elétrico é importante para a segurança na estrada, principalmente para quem vai dirigir à noite. Deve-se garantir que a lanterna, faróis e setas estejam funcionando perfeitamente, bem como a luz de freio. A bateria também deve estar dentro do prazo de validade e com boa carga.
Pneus em mau estado oferecem perigo de estourar em movimento
Os pneus também não devem ser esquecidos, afinal é a parte do carro que fica em contato direto com o asfalto. Os pneus, inclusive o estepe, devem estar em bom estado e calibrados de acordo com o especificado pela fabricante. Pneus carecas ou com bolhas, além de passíveis de multa, também oferecem risco ao condutor.
Além disso, é importante se atentar para o tamanho correto dos pneus e estepe. Conjunto muito maior ou muito menor do que o especificado é também caso para multa, como está posto no Artigo 8º do Código Brasileiro de Trânsito. Logo, um carro cujo aro da roda é 13 deve ser montado com pneu de aro 13, bem como seu estepe.
Importância da manutenção preventiva: a conservação do carro é primordial
No mais, conduzir veículo em mau estado de conservação também é passível de multa. O carro não pode apresentar sinais aparentes de descuido, como pontos de ferrugem na lataria ou então fissuras no para-brisas, ou retrovisores. Lembrando que estes devem ser regulados antes de pegar estrada, não durante.
Estando tudo certo com a parte mecânica do carro, resta conferir se tudo está correto com a documentação, tanto do automóvel quanto do condutor. Hoje, é possível conferir tudo de maneira online. Com tudo em ordem, resta dirigir com prudência, respeitando as sinalizações e o limite de velocidade.