26 de dezembro de 2024

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26 de dezembro de 2024

Crescem registros de atropelamentos e colisões traseiras em rodovia de SP

Diante desse panorama, a concessionária Eixo-SP reforça a necessidade de medidas preventivas.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 19/09/2024 às 15h00
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atropelamentos rodovia
A manutenção de itens do sistema de iluminação como as luzes traseiras e as faixas refletivas é essencial, pois tornam o veículo mais visível na estrada. Foto: Divulgação

Atropelamentos e colisões traseiras tiveram uma alta alarmante no trecho administrado pela Eixo SP Concessionária de Rodovias e colocam em atenção o setor de Operações. A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do estado de São Paulo, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. 

Estatísticas de janeiro a agosto apontam que houve um aumento de 46% nas colisões traseiras e de 39% nos atropelamentos, em relação a igual período do ano passado. O que chama a atenção é o número de vítimas fatais decorrente dos atropelamentos, que cresceu 133% na mesma base de comparação.

Medidas preventivas

Diante desse panorama, a concessionária reforça a necessidade de medidas preventivas. De acordo com a coordenadora de Segurança Viária da Eixo SP, Viviane Riveli de Carvalho, atitudes como trafegar dentro do limite de velocidade permitido para a via, manter distância do veículo à frente, evitar distrações como, por exemplo, o uso de celular enquanto dirige são fundamentais para a redução do índice de colisões traseiras.

Respeitar o volume máximo de carga que o veículo pode transportar é também uma medida importante na prevenção de acidentes. De acordo com Viviane, o excesso de peso deixa o caminhão mais lento, principalmente nos trechos de subida, o que provoca um alto risco de colisões traseiras, especialmente à noite, quando a visibilidade diminui.

A manutenção de itens do sistema de iluminação como as luzes traseiras e as faixas refletivas é essencial, pois tornam o veículo mais visível na estrada.

Outro ponto importante, segundo Viviane, é a atenção à sinalização nos trechos em obras. Normalmente, nesses locais, o tráfego é mais lento e em algumas situações a concessionária adota o sistema Pare e Siga, o que exige cuidado redobrado dos motoristas.

De janeiro a agosto deste ano, foram registradas 447 colisões traseiras no trecho de 1.221 quilômetros da Eixo SP. Isso representa um aumento de 46% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando ocorreram 305 acidentes dessa natureza. Essas colisões resultaram em 269 feridos este ano e 219 no ano passado. Foram 20 mortes nos oito meses de 2024 e 18 entre janeiro e agosto de 2023.

Como uma das medidas para diminuir as ocorrências, a concessionária instalou em maio deste ano 300 luminárias no trecho de serra da SP 310 – Rodovia Washington Luís, entre o km 194 e o km 197, em ambos os sentidos, em Corumbataí. O local apresenta uma configuração que exige muita cautela dos motoristas com curvas acentuadas e descidas e subidas íngremes. A implantação da iluminação tem como objetivo ajudar a reduzir os riscos de colisão traseira, aumentando a visibilidade e a segurança viária. Ação semelhante foi adotada recentemente no trecho duplicado da SP 294 – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, entre Marília e Oriente, onde foram instaladas 797 luminárias. Outros projetos serão implantados em breve.

Travessia segura

Sobre os atropelamentos, Viviane destaca a importância do uso das passarelas de pedestres para a travessia de um lado a outro da rodovia de forma segura.

“É imprescindível que os usuários utilizem as passarelas, ou mesmo os viadutos com espaço para pedestres. A travessia pela rodovia deve ser evitada sempre”, afirma.

De acordo com Viviane, quando não há passarela próxima para realizar a travessia, a recomendação aos usuários é prestar a máxima atenção na movimentação da rodovia. Assim como, jamais atravessar quando avistar veículos se aproximando.

Viviane recomenda ainda, como medida preventiva, o uso de roupas mais claras, de preferência com cores mais chamativas, que facilitam a visualização dos motoristas. Para travessias à noite, a dica é utilizar uma lanterna para sinalizar aos motoristas a presença de pedestre. “São cuidados que não vão fazer o veículo parar. No entanto, talvez ajudem a chamar a atenção do motorista e dê a ele mais tempo de reação para reduzir a velocidade”, avalia.

O contrato de concessão da Eixo SP prevê a implantação de 32 novas passarelas de pedestres ao longo do trecho. A presença desses dispositivos em mais pontos das rodovias é fundamental para garantir a segurança, a mobilidade e a acessibilidade dos usuários durante a travessia.

Outra atitude que se deve evitar em razão do risco de atropelamento é caminhar, correr ou pedalar no acostamento.

De acordo com Viviane, o acostamento não é lugar seguro para essas práticas. “Qualquer imprevisto com o veículo, o motorista utiliza o acostamento e, às vezes, na emergência, ele não vê se tem alguém no acostamento”, diz. Além disso, tem também a imprudência de motoristas que manuseiam o celular ou outros objetos enquanto dirigem. Ou seja, sem perceber o veículo deriva para o acostamento provocando risco de atropelamento.

No ano passado, houve o registro de 12 mortes por atropelamento de janeiro a agosto no trecho de 1.221 quilômetros da Eixo SP. Nos oito meses deste ano, o número subiu para 28. Um crescimento de 133%. O registro de ocorrências também subiu de 54 em 2023 para 75 em 2024, aumento de 38%. O número de feridos cresceu 16%. Foram 55 de janeiro a agosto do ano passado e 64 no mesmo período deste ano.

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