26 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Conheça os 10 golpes mais comuns no trânsito 

Saiba os tipos de golpe no trânsito para evitar ser vítima de uma armadilha 


Por Accio Comunicação Publicado 06/05/2024 às 11h30
Ouvir: 00:00

Você já teve a impressão de que a cada inovação, também surgem novos novo golpes? Infelizmente, no trânsito não é diferente. Golpes ligados ao recurso da multa e ao IPVA são alguns dos mais comuns. Listamos aqui os 10 golpes no trânsito mais comuns no dia a dia do brasileiro para que possa se prevenir e evitar maiores prejuízos. 

1- Golpe do recurso da multa 

Neste caso, golpistas entram em contato com condutores que tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado para notificação de suspensão ou cassação de CNH. O golpe acontece durante uma falsa prestação de serviço de recurso contra a penalidade. 

    Homem negro preocupado e tenso ao olhar para a tela de seu celular
    Sempre é válido um cuidado extra com documentações e aplicativos para evitar cair em golpes virtuais. Foto: Envato.

    2- Golpe do IPVA 

      Esse você já deve ter ouvido falar. Criminosos falsificam diversas páginas da Secretaria da Fazenda dos Estados e, quando o contribuinte faz o pagamento do IPVA, o valor é destinado para outro destinatário. 

      3- Golpe da placa 

      Atenção! Quando sinalizarem para você que a placa do seu veículo caiu, desconfie! Nesse golpe no trânsito, criminosos roubam a sua placa e seguem você até um lugar menos movimentado.  

        Em seguida, te abordam com armas, exigindo dinheiro ou bens. Esse golpe no trânsito acaba sendo bastante eficaz devido à baixa notoriedade. 

        4- Golpe da falsa batida 

        Nesse caso, o golpe é aplicado também em grupo. Os assaltantes criam uma colisão leve na traseira do seu veículo para fazer você parar. Porém, no momento me que a vítima sai do veículo, o grupo realiza um assalto à mão armada. 

          Homem sai do carro para verificar a batida causada em outro veículo
          Mesmo uma suposta batida acidental pode ser um golpe no trânsito. Foto: Envato.

          5- Golpe da moeda 

          Comum em carros antigos, sem sistema de aviso de travamento, esse golpe consiste em uma moeda que é colocada na maçaneta externa do automóvel, ainda estacionado. Isso impede o travamento do carro, posteriormente saqueado pelos criminosos. 

          6- Leilões falsos 

          Em resumo, aqui os golpistas oferecem veículos em leilões falsos a preços tentadores. O objetivo é conseguir dinheiro ou dados da vítima (ou as duas coisas). 

            7- Consertos rápidos e fraudulentos 

            Serviços de consertos rápidos são um quebra-galho e tanto. Entretanto, nem todos os condutores entendem de mecânica. Sabendo disso, alguns golpistas fingem ser prestadores de serviços rápidos para cobrar valores exorbitantes por reparos simples. 

              Mecânico conserta motor de carro
              Ao levar seu veículo a um mecânico, procure sempre um profissional de confiança. Foto: Envato.

              8- Falsos pedestres feridos 

              Esse golpe no trânsito é mais comum em estradas. Aqui, os golpistas fingem ser atropelados para extorquir a vítima que parou para tentar ajudar o suposto acidentado. 

                9- Falsos agentes de trânsito 

                Nesse caso, os criminosos fingem ser autoridades de trânsito e aplicam multas falsas ou pressionam a vítima para extorquir dinheiro por meio de suborno. 

                10- Golpe do veículo clonado 

                Policial fiscaliza veículo parado em autoestrada
                Lembre de sempre portar os documentos atualizados de seu veículo e de sua CNH. Foto: Envato.

                Por fim, temos o golpe do veículo clonado. Infelizmente, esse é um dos golpes no trânsito mais comuns.  

                  Os golpistas clonam um veículo, mas não apenas isso, como também os documentos, placa, chassi e outros itens. Com o veículo clonado, realizam as mais variadas formas de delito, como roubos, assaltos, etc. Porém, no fim, quem acaba arcando com o prejuízo legal e financeiro é o dono verdadeiro do veículo. 

                  Vale ressaltar que caso você desconfie ou sofra algum desses golpes, se dirija até a delegacia mais próxima para fazer um boletim de ocorrência (BO) e denuncie os golpistas para as autoridades competentes. 

                  Leia também no Portal do Trânsito:

                  Comentar

                  O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *