Como posso evitar ferver o motor do veículo?
Entenda quais os cuidados você deve ter para evitar ferver o motor para evitar maiores prejuízos no seu veículo
Diversas condições podem ocasionar o superaquecimento do motor do automóvel. Porém, quando isso acontece, a consequência é o calor excessivo fazer o motor ferver. Você já enfrentou uma situação como essa ou semelhante?
De acordo com o professor de Engenharia Mecânica da Universidade Positivo, Tulio Paim Horta, o superaquecimento do motor pode ser defeito na válvula termostática. “Se a válvula termostática falhar na posição fechada, pode impedir a circulação adequada do líquido de arrefecimento, levando ao superaquecimento”, detalha.
Outra situação que pode acontecer é a presença de ar no sistema de arrefecimento. Quando isso ocorre, há uma interferência na capacidade de resfriamento, gerando um aquecimento excessivo do veículo.
Um defeito com a bomba d’água é outra possível causa para o motor ferver, como explica Horta: “Uma bomba d’água com defeito pode não conseguir circular o líquido de arrefecimento adequadamente, levando ao superaquecimento do motor”.
Um vazamento de pressão, pode resultar em perda de pressão reduzindo o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento. Além disso, o mais comum entre motoristas é a falta de líquido de arrefecimento.
“Se o nível de líquido de arrefecimento estiver baixo, pode ocorrer superaquecimento do motor, pois o líquido é essencial para absorver e dissipar o calor gerado pelo motor”, exemplifica.
O motor ferveu! O que fazer ?
Caso você passe pela situação do motor do seu automóvel ferver, uma das dicas é parar o veículo imediatamente. De acordo com o professor, o motorista deve desligar o motor até que ele esfrie por completo.
Depois disso, você deve abrir o capô do veículo para ajudar a dissipar o calor do motor. Atenção, não remova a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente. Líquido sob pressão e vapores quentes podem causar sérias queimaduras.
“Na sequência, verifique o nível do líquido de arrefecimento no reservatório do radiador. Se estiver baixo, adicione líquido de arrefecimento conforme necessário. Depois, verifique se algum componente do sistema (como mangueiras, borrachas ou fixações) precisa de reparos imediatos”, orienta Horta.
Às vezes, o condutor demora muito tempo para notar que o motor está superaquecido. Nesses casos, o motor pode sofrer danos que impedirão ele de funcionar normalmente somente repondo o líquido de arrefecimento e ele terá que sofrer reparos.
Quais são os cuidados para não deixar o motor do carro ferver?
De acordo com o Prof. Horta, esse tipo de problema pode ser evitado com a manutenção preventiva do veículo. Além disso é recomendado ter atenção aos seguintes sinais:
- Fumaça excessiva;
- Barulhos incomuns no motor;
- Luzes de aviso no painel;
- Odores diferentes;
- E por fim, falhas no funcionamento do motor.
Horta ressalta que cada automóvel possui uma especificação para a periodicidade da manutenção preventiva.
E você, já aconteceu o seu carro ferver? Conte para nós!