Como identificar pontos cegos no carro? 

Você sabia que o ponto cego do carro fica nas laterais do veículo onde o reflexo do retrovisor não alcança? Saiba como identificar e trafegar com mais segurança


Por Accio Comunicação

Os pontos cegos são áreas que o condutor não consegue ter visibilidade ao dirigir. Normalmente, esses ficam nas laterais do veículo, onde o reflexo do retrovisor não alcança. 

Além disso, o ponto cego é um dos fatores que causa acidentes de trânsito. Principalmente durante ultrapassagens e conversões, uma vez que o motorista tem dificuldades para perceber se há outro veículo ou pedestre nesse ponto. 

No entanto, os pontos cegos podem ser reduzidos com o bom ajuste dos espelhos. Por isso, saber identificar o ponto cego do seu carro é crucial para trafegar com segurança.  

Foto: Freepik

Como reduzir pontos cegos no carro? 

Todos os veículos apresentam pontos cegos. Como regra geral, quanto maior o veículo, maiores os ângulos e as áreas dos pontos cegos, nas quais o condutor não consegue visualizar diretamente ou pelos retrovisores. Porém há maneiras de reduzir significativamente essas áreas e, consequentemente, o risco de não perceber a proximidade de outro objeto, veículo, ou usuário do trânsito. As principais formas de reduzir os ângulos sem visibilidade são: o correto posicionamento de todos os espelhos retrovisores em função da posição de dirigir do condutor. Isso significa que, para um mesmo veículo, é preciso verificar o correto posicionamento dos retrovisores e corrigir cada vez que mudar de condutor.  

Confira a seguir formas de reduzir os pontos cegos no carro: 

Maneira correta de ajustar os retrovisores externos:

Você, condutor, já foi surpreendido alguma vez por um veículo que estava trafegando no ponto cego e que você não havia notado? Compartilhe nos comentários a sua experiência! 

Veja também no Portal do Trânsito: 
Sair da versão mobile