Carnaval seguro: como reduzir os riscos no trânsito

É fundamental que condutores e passageiros adotem medidas preventivas e estejam atentos a diversos aspectos antes e durante a viagem de Carnaval.


Por Mariana Czerwonka
Carnaval seguro
No Carnaval, os cuidados no trânsito devem ser redobrados. Foto: AdobeStock

O Carnaval é uma das festividades mais aguardadas no Brasil, caracterizada por celebrações vibrantes e aumento significativo no fluxo de veículos nas estradas. Para garantir que a alegria não acabe por incidentes no trânsito e que o carnaval seja mais seguro, é fundamental que condutores e passageiros adotem medidas preventivas e estejam atentos a diversos aspectos antes e durante a viagem.

Planejamento da Viagem

Segurança durante a viagem

Condições adversas

Combate à combinação álcool e direção

A ingestão de bebidas alcoólicas compromete significativamente a capacidade de condução, aumentando o risco de sinistros. Se for beber, não dirija. Utilize transportes alternativos ou designe um motorista que não tenha consumido álcool.  

“Para que o Carnaval não seja interrompido por tragédias no trânsito, é essencial que todos os condutores adotem uma postura responsável e consciente. Seguindo as orientações acima, é possível garantir uma viagem segura e tranquila, preservando vidas e mantendo o espírito festivo que caracteriza essa época do ano”, orienta Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.

Sair da versão mobile