Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de novembro de 2024

Cadeirinhas infantis com travas fixas serão vendidas no Brasil


Por Talita Inaba Publicado 18/07/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h34
Ouvir: 00:00

Cadeirinhas com sistema de fixação Isofix passarão a ser também certificadas pelo Inmetro, informou o instituto. Com isso, poderão ser vendidas no Brasil.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste (associação de defesa do consumidor), a medida permitirá a chegada de uma linha mais moderna de assentos para o transporte de crianças. Lançado na Europa em 1997, o Isofix é um sistema que prende a cadeirinha a um par de ganchos soldados na estrutura do carro e posicionados entre o encosto e o assento do banco traseiro. A solução dispensa a necessidade de ancoragem do assento infantil com o cinto de segurança. Porém, segundo o Inmetro, só 5% dos carros à venda no país vêm com os ganchos. “Acabei achando uma cadeirinha com o Isofix no exterior, mas, quando cheguei ao Brasil, descobri que meu carro não era adaptado ao sistema”, conta Carolina Schuch, 35, dona de um Honda Fit.

Na Argentina, todo carro a partir de 2016 deverá vir de série com preparação para acomodar este tipo de assento. Procurado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que o tema está sendo discutido no Brasil desde maio.

SAIBA MAIS SOBRE CADEIRINHAS

1 Tenho dois carros, um com e outro sem Isofix. Que cadeirinha compro?

Prefira cadeirinhas híbridas, que podem ser fixadas ao carro através de ganchos (Isofix) ou pelo cinto de segurança. Há cinco modelos assim homologados no país.

2 Após a certificação, aumentará a oferta e diminuirão os preços das cadeirinhas com Isofix?

É a tendência, pois, hoje, as lojas não têm permissão para vender cadeirinhas só com o sistema Isofix de fixação.

3 Assentos comprados no exterior não trazem o selo do Inmetro. Se um fiscal de trânsito no Brasil me parar, posso ser multado?

Segundo a CET, caso a cadeirinha seja adequada à criança, não há ilegalidade.

Fonte: Folha.com.br

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *