Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Boas práticas para reduzir o risco de acidentes no trânsito

Veja dicas simples e práticas que podem e devem ser adotadas com o intuito de reduzir o risco de acidentes no trânsito.


Por Agência de Conteúdo Publicado 28/04/2024 às 15h00
Ouvir: 00:00
risco de acidentes
Atitudes simples podem reduzir o risco de acidentes. Foto: jcomp no Freepik

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em um estudo realizado em 2019, a cada 15 minutos uma pessoa morre por conta de sinistros de trânsito no Brasil. Não raro vemos notícias de situações perigosas tanto nas estradas quanto nas cidades, que causam vítimas fatais ou geram alguma sequela em decorrência da imprudência no trânsito. 

Para tentar reduzir os riscos de acidentes, bem como melhorar a qualidade dos serviços oferecidos, muitas empresas vêm adotando a gestão de frotas como uma maneira de controlar eventuais necessidades, inclusive em casos de acidentes. Além disso, também é preciso que motoristas, independentemente da função no trânsito, utilizem boas práticas no volante para evitar situações fatais.

Dessa forma, preparamos algumas dicas simples e práticas que podem e devem ser adotadas com o intuito de reduzir o risco de acidentes no trânsito.

Dirija por você e pelo próximo

Ao estar no comando de um veículo, seja carro, caminhão, moto ou qualquer outro tipo, é importante pensar em todo o contexto que envolve o trânsito. Além de você, outros motoristas estão nas pistas, e cada um tem horários, objetivos e necessidades específicas ao entrar em um veículo.

Entretanto, além de prezar pela sua segurança e dos demais passageiros que estão contigo, é preciso olhar para os demais. Com as dicas a seguir, você tornará sua viagem muito mais segura tanto para si quanto para os demais motoristas, pois com prudência, temos um trânsito mais controlado e menos arriscado.

Faça revisões regulares

Um dos pontos mais importantes é manter sempre seu veículo em plenas condições e com todas as revisões em dia. Respeite as recomendações do manual do usuário para realizar a troca de óleo, pneus e demais peças que são fundamentais para que o veículo não apresente nenhuma falha grave em um momento inoportuno. 

Ao manter revisões regulares, com todas as peças em ordem, você terá a certeza de guiar um veículo seguro, evitando imprevistos que podem, em algum momento, causar um acidente de trânsito grave para você e as demais pessoas envolvidas em determinada situação.

Respeite os limites de velocidade

Os limites de velocidade em cidades e estradas não são impostos à toa. Além de prezar pela segurança de todos, o limite é feito com base em estudos que coletam dados das condições do trânsito, do solo e dos riscos do local.

Por isso, antes de acelerar sem pensar nas consequências, entenda que o limite de velocidade existe justamente para evitar que acidentes aconteçam. Mesmo que o local esteja sem movimento, mantenha o limite da via, pois assim você será capaz de reagir adequadamente, controlando o veículo em caso de presença de animal na pista, buracos e mudanças climáticas.

Evite ultrapassagens perigosas 

Além de ultrapassar sempre pelo lado esquerdo, salvo exceções quando é necessário mudar de uma faixa para outra pelo lado direito, nunca deixe de sinalizar corretamente qual a sua direção no trânsito. Além disso, em locais com pouco espaço ou em pista simples, por exemplo, evite a ultrapassagem de maneira desnecessária. 

Mantenha distância segura  

Uma das principais práticas de defesa segura é sempre manter uma boa distância do veículo da frente. É fundamental que haja esse espaço entre os carros para que o de trás consiga frear com segurança, caso o da frente seja obrigado a parar ou desviar de determinado objeto. 

Geralmente, o tempo de reação do veículo e do condutor para frear em casos assim é de cerca de 2 segundos. Por isso, analise toda a situação para definir qual distância ficar do veículo da frente.

Esteja em plenas condições  

Antes de pilotar qualquer veículo, pense se está em condições de guiar em segurança. O uso de álcool e drogas bem como o sono excessivo são algumas das principais causas de mortes por acidentes de trânsito todos os dias. 

Portanto, não dirija nessas situações, pois estará colocando a vida de todos os envolvidos em risco. Atualmente há diversas opções de mobilidade urbana que podem auxiliar nesse momento, a fim de realizar o trajeto com mais segurança.

Não utilize celular   

O uso do celular ao dirigir diminui drasticamente a atenção do condutor. Ao atender ligações, mandar mensagens ou usar as redes sociais, o motorista perde o foco no trânsito, o que pode causar acidentes graves. Sob qualquer circunstância não use o celular enquanto estiver dirigindo. Caso precise fazer algo urgente, pare o veículo em local seguro.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *