Reconstrução Rio Grande do Sul: veja os desafios e soluções para retomada da infraestrutura no estado
O Portal do Trânsito & Mobilidade começa hoje uma série especial chamada “Reconstrução Rio Grande do Sul” onde vamos contar histórias, desafios e mostrar soluções que a própria população encontrou para recriar caminhos e reconectar cidades.
O Portal do Trânsito & Mobilidade começa hoje uma série especial chamada “Reconstrução Rio Grande do Sul” onde vamos contar histórias, desafios e mostrar soluções que a própria população encontrou para recriar caminhos e reconectar cidades após a tragédia climática que acometeu o estado em maio de 2024. Para começar, a primeira reportagem da série é sobre a ponte de ferro que liga os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, como você pode acompanhar acima.
Contextualização
O trajeto entre os municípios, que durava cinco minutos, passou a levar quatro horas e com muita dificuldade. Isso teve reflexos na saúde das pessoas, na economia local e em situações emergenciais, como contou Roberto Lucchese, empresário da região, que custeou a reconstrução da ponte. “As pessoas ficaram limitadas e o impacto disso na vida das pessoas fez a gente se mobilizar e financiar a obra”, disse o empresário ao produtor Joel Dewes, do Portal do Trânsito.
Após superar os desafios do início da obra, Lucchese fala sobre o legado que ficará para o estado.
“Mais do que uma ponte, esse é um símbolo de reconstrução. Grandes pontes foram feitas, mas o mais importante é que pessoas foram reconstruídas e agora estão mais fortes”, conclui.
Tragédia climática
A tragédia climática que abateu o Rio Grande do Sul entre o final de abril e o início de maio de 2024 causou prejuízos incalculáveis. Além das vidas perdidas, o que não tem preço, os caminhos para a reconstrução do estado ainda são tortuosos e complexos. Não se sabe se a vida, um dia, voltará a ser como era antes. O Brasil inteiro, comovido, se uniu para tentar ajudar, ou pelo menos amenizar, todo o desastre causado pelas chuvas.
Para ajudar, o Portal do Trânsito se uniu aos parceiros Tecnodata Educacional, Creative Hut, Cervejaria Ovelha e Academia Carpe Diem e criou uma campanha para arrecadação de doações para os municípios mais afetados do Rio Grande do Sul.
A Campanha ainda está recebendo doações em produtos (roupas, material de higiene pessoal, roupas de cama, cobertores e alimentos não perecíveis) na sede da Tecnodata Educacional.
Os valores recebidos pelo PIX ainda serão convertidos em água ou outros produtos que forem apontados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, nos próximos dias.
Como doar
– É possível levar a doação até a sede da Tecnodata Educacional ou da Creative Hut, em Curitiba;
– Se não conseguir ir até um dos postos de coleta, é possível agendar a retirada e nós vamos até o doador (para moradores de Curitiba e Região Metropolitana);
– Para quem preferir, existe a possibilidade de fazer doações em dinheiro que será revertida em produtos de maior necessidade no momento.
Serviço para doações ao RS:
Posto de Coleta:
Tecnodata Educacional
- R. Suécia, 623 – Tarumã
- Curitiba/PR
- De segunda à sexta: 07h às 18h
Telefone para agendamento de retirada de doação:
- WhatsApp: (41) 3361-1800
Doação em dinheiro:
- Chave Pix: doacaors@portaldotransito.com.br
- Para: Tecnodata Educacional
- Instituição: Sicredi