Municípios com contas em dia já usufruem de tarifa zero no transporte público
Trinta e um municípios brasileiros já usufruem da tarifa zero no transporte coletivo. Veja outras informações!
Dados do Anuário realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU mostram que trinta e um municípios brasileiros já usufruem da tarifa zero no transporte coletivo. Dentre eles estão: Potirendaba, Agudos, Holambra e Morungaba, em São Paulo. Além de Monte Carmelo, Muzambinho e Itatiaiuçu, em Minas Gerais, Caucaia e Eusébio no Ceará e Maricá no Rio de Janeiro.
A NTU realiza o Anuário com base em 11 indicadores do setor nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, bem como Salvador e São Paulo. Os dados são disponibilizados pelas entidades filiadas à NTU.
Contas em dia
Entretanto, para fazer parte deste grupo, as prefeituras não podem ter nenhum tipo de débito em aberto. É preciso estar com todas as contas em dia, enfatiza o presidente-executivo da NTU, Francisco Christovam. “Na tarifa zero, o cliente é a prefeitura, não o passageiro. As cidades que até aqui adotaram a tarifa zero não possuem problema de orçamento”.
Ele acrescenta que a experiência nacional do setor compreende a oferta em municípios, tal como para outros serviços municipais em que a prefeitura arca com a despesa para garantir que o atendimento dos cidadãos. Um destes, por exemplo, é o setor de limpeza.
“A princípio, a gente pode levar isso pra frente, desde que a gente tenha fonte para pagar os recursos. Tarifa zero não significa custo zero, mas pode permitir que o deslocamento seja zero”, reforça e conclui o executivo.