Táxis de BH ganham nova marca com ícones importantes da cidade
A nova identidade visual representa a cidade de forma única e será facilmente reconhecida.

A Prefeitura de Belo Horizonte lançou a nova marca dos táxis de BH durante a Feira Táxi 2025, que aconteceu pela primeira vez no pátio da BHTrans (Avenida Eng. Carlos Goulart, 900, Buritis), entre 7 e 11 de abril. O obelisco da Praça Sete de Setembro e as curvas da Igrejinha da Pampulha, dois importantes cartões-postais da capital, ilustram a nova identidade visual. A expectativa da BHTrans e da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) é que cerca de 6 mil veículos já estejam adesivados.
A nova identidade visual representa a cidade de forma única e o reconhecimento acontecerá facilmente. Mais do que uma mudança estética, cria uma conexão emocional com moradores e visitantes, além de tornar o reconhecimento dos táxis mais fácil e imediato, aumentando a sensação de segurança e pertencimento.
Os taxistas terão 90 dias para providenciar a adesivação dos veículos, que poderá ser feita por qualquer profissional da área. Ou seja, desde que esteja em conformidade com o Manual de Identidade Visual dos Táxis.
Frota diversificada e eficiente
Atualmente, Belo Horizonte conta com 6.377 táxis ativos. São 195 da linha premium, 124 do serviço Lotação (que circulam nas Avenidas do Contorno e Afonso Pena) e 34 acessíveis (adaptados para o transporte de pessoas que utilizam cadeiras de rodas ou que possuem mobilidade reduzida).
De acordo com Rodrigo Pimenta da Silva, gerente de Controle e Vistoria da Frota da Sumob, a nova marca de táxis de BH reforça a identidade de um serviço de utilidade pública caracterizado pela modernidade dos veículos. Além disso, pelo alto padrão de qualidade.
“Atualmente, nossos táxis têm, em média, 3 anos e 11 meses de uso, a nossa frota é diversificada, composta por diferentes marcas e modelos, o que contribui para a eficiência e a adequação às necessidades da população”, destaca.
Conforme o órgão, em outubro do ano passado, a PBH autorizou o uso de caminhonetes cabine dupla no serviço por táxi. A medida visa facilitar o transporte de volumes maiores e cargas leves, como compras de supermercados, feiras e centros comerciais, além de bagagens e malas de viagem. Entre os requisitos, os veículos devem estar equipados com uma capota impermeável que cubra completamente a caçamba, garantindo a proteção da bagagem ou do volume transportado. O uso serve apenas para transportar volumes pertencentes aos passageiros que estejam sendo transportados, e exclusivamente durante o período em que eles estiverem no veículo.
Nova versão do APP
Ainda durante o evento, houve a apresentação da nova versão do aplicativo Sumob Operador. Ele foi desenvolvido para facilitar a integração bem como a comunicação entre a PBH e os operadores do transporte público de Belo Horizonte (escolares, transporte suplementar e taxistas). Com layout moderno, o novo app trouxe diversas melhorias. Dessa forma, tornando mais efetivo a oferta de serviços, como verificação de pendências, agendamento de baixa e inclusão de veículos. Além disso, atualização de dados pessoais no cadastro dos operadores, envio de notificações e informes da Gerência de Controle e Vistoria da Frota, da Superintendência de Mobilidade (Sumob).