No final do mês de janeiro, o governador Tarcísio de Freitas autorizou, por meio de decreto, a volta da gratuidade no transporte público administrados pelo Estado de São Paulo, para idosos com idades entre 60 e 64 anos.
A implementação do benefício ocorrerá em até 15 dias. Ele garantirá ao público da referida faixa etária, a gratuidade nas passagens de metrô, trens, no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Além, também, nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.
Logística
Para uso nos trens e metrôs, a gratuidade aos idosos valerá somente por meio do uso do Cartão TOP ou do Bilhete Único. Vale ressaltar que também é possível utilizar o cartão TOP no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.
Para usufruir da gratuidade no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será garantido por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região. Haverá divulgação dos trâmites em breve pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Como solicitar Cartão TOP para idosos
Para obter a gratuidade, os cidadãos com idades entre 60 e 64 anos deverão solicitar os cartões nos postos bem como canais autorizados.
O usuário que já tem cadastro no cartão TOP não precisará solicitar outro. Basta apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações. Tanto do Metrô, como CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade assim como em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.
Para aqueles que ainda não tenham o cartão TOP, após a solicitação assim como chegada do cartão, também deverá encostá-lo no validador para liberar a gratuidade.
A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros.
Aqueles que optarem por solicitar via app, por exemplo, será necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão.
Para quem preferir agendar o pedido presencialmente em um dos mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo, deverá levar comprovante de residência. Além disso, CPF ou RG físico no dia e horário marcados.