Prêmio Bicicleta Brasil pretende incentivar o uso de bikes
As inscrições do Prêmio Bicicleta Brasil vão até o dia 3 de setembro. Serão escolhidas iniciativas técnicas, científicas e artísticas que melhorem as condições de mobilidade nas cidades por meio das bicicletas.
No mês de agosto se comemora o Dia Nacional do Ciclista, em memória ao falecimento do biólogo e ciclista Pedro Davison, vítima de um acidente causado por um motorista embriagado em 2006. A data, além de homenagear a vida de Davison, busca estimular o respeito aos ciclistas e o uso de bicicletas ao redor do País em prol da sustentabilidade. Com foco na valorização ainda maior de boas práticas que encorajem o uso das bicicletas em território nacional, o Ministério das Cidades e a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB) lançaram o Prêmio Bicicleta Brasil.
Haverá a premiação de iniciativas técnicas, científicas e artísticas que visem a melhoria das condições de mobilidade nas cidades por meio das bicicletas.
De acordo com o Diretor de Regulação do Trânsito e Mobilidade Urbana, Marcos Daniel, prêmios como esse demonstram como políticas de incentivo são importantes para o Governo Federal. Isso porque impactam diretamente na vida e bem-estar de toda a população.
“O Brasil é um país muito grande e diverso e tem muitas potencialidades para desenvolver o uso da bicicleta, seja nas grandes regiões metropolitanas, nas cidades pequenas ou em áreas rurais. É um trabalho complexo, difícil e que precisa da ajuda não só do poder público, mas da iniciativa privada, no âmbito local e federal. Nesta perspectiva de avanços, conseguimos retomar o selo Bicicleta Brasil e lançamos agora o Prêmio Bicicleta Brasil, ambos com o objetivo de valorizar iniciativas no país de promoção da mobilidade por bicicleta”.
O Prêmio divide-se em seis categorias, cujos vencedores receberão troféus e certificados.
Duas delas são direcionadas ao poder público, setor privado e instituições de ensino. São elas: Projetos, planos, programas e urbanização; e incentivo ao uso da bicicleta pelo poder público, setor privado e instituições de ensino. Nessas categorias não há premiação em dinheiro.
As outras quatro categorias se destinam à Sociedade Civil Organizada. São elas: Segurança viária; Sistema de informação e redes; Mobilização e incidência política; e Fomento à cultura da bicicleta. Já nessas categorias há premiação em dinheiro. Ela varia de R$ 5 mil para o terceiro colocado até R$ 50 mil para o vencedor de cada uma delas.
Caso tenha interesse em mais informações e em participar do Prêmio Bicicleta Brasil, acesse o link . As inscrições do Prêmio vão até o dia 3 de setembro.