Pesquisa prevê emplacamento de 70 mil carros eletrificados no Brasil em 2023

Apesar de as vendas de veículos elétricos e híbridos registrarem queda no primeiro bimestre deste ano, a Anfavea, projeta o emplacamento de 70 mil carros eletrificados até o fim de 2023.


Por Pauline Machado
Emplacamentos de carros eletrificados
Os dados são da a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foto: Depositphotos

Apesar de as vendas de veículos elétricos e híbridos registrarem queda no primeiro bimestre deste ano, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), projeta o emplacamento de 70 mil carros eletrificados até o fim de 2023.

De acordo com dados da ANFAVEA, o Brasil registrou a venda de 4.300 carros eletrificados em fevereiro. Isso representa 4,4% abaixo do mês de janeiro, quando houve 4.500 emplacamentos de carros eletrificados.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, o índice foi 23,7% maior, quando houve a comercialização de 3.500 unidades.

Recorde de vendas

O relatório também apontou que os 8.800 carros elétricos e híbridos vendidos no primeiro bimestre de 2023 representam mais que o total registrado em todos os meses de 2018. Neste período a ANFAVEA registrou a venda de 4 mil veículos eletrificados no país.

Caso a média de vendas mensal se mantenha durante este mês de março, o total de emplacamentos dos dois primeiros meses deve ultrapassar as 11,9 mil unidades vendidas em todo ano de  2019.

Ônibus e caminhões

No caso dos caminhões e ônibus elétricos e a gás, as vendas tiveram um salto de 157,1% em fevereiro, por exemplo, com 90 unidades comercializadas. No mês anterior, foram contabilizadas apenas 35. Em fevereiro de 2022, o resultado foi 55,2% maior, com a venda de 201 unidades.

“Toda a sociedade demanda das transportadoras soluções mais sustentáveis. Essas tecnologias devem despontar nos próximos meses, mas ainda é difícil fazer uma análise do ano inteiro”, ressaltou Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea.

Em nota: A Anfavea não apresentou o número de vendas específicas dos carros 100% elétricos. Por isso, o balanço não difere os modelos elétricos dos híbridos.

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