Freio a disco para bicicletas é a melhor opção?
Saiba quais são as vantagens de dispor dessa freio a disco para bicicletas
Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas bicicletas podem sim ter freio a disco, igual aos automóveis. Porém, antes de optar por uma bicicleta com esse tipo de freio, vale entender qual a diferença entre o freio a disco, o tradicional freio cantilever e o sistema ferradura.
Confira a seguir as diferenças entre esses sistemas de faça um upgrade seguro nos freios de sua bicicleta.
Modelo Cantilever
- Se destaca por prevenir acúmulo de lama e detritos;
- Utiliza pastilhas de freio entre o eixo, pivô e ponto de ancoragem;
- É um sistema de frios mais utilizado em bicicletas mais antigas;
- Conhecido por apresentar falhas no cabo central, que distende dos cabos laterais.
Modelo Ferradura
- Semelhante ao freio cantilever, porém com tração central;
- Possui peças similares a ferraduras, em formato de “u invertido”;
- Compacto, leve e robusto;
- Possui regulagem simples;
- Pode ser prejudicado por condições úmidas e chuvas.
Freio a disco
- Não envolve os aros na frenagem;
- Possui rotores fixados nos cubos das rodas;
- Resiste ao acúmulo de lama e água;
- Apresenta uma vida útil maior quando comparado ao freio ferradura e ao freio cantilever.
Qual a importância do freio a disco para bicicletas?
Você costuma enfrentar um pouquinho de lama ou até mesmo chuva em seus trajetos?
Então, sem sombra de dúvidas, a segurança é a principal vantagem ao utilizar o freio a disco para bicicleta. Isso porque, quando bem calibrados e de qualidade, os freios a disco para bicicletas oferecem uma frenagem mais potente e precisa em diversas condições.
Freio a disco mecânico x freio a disco hidráulico para bicicleta
Enquanto o sistema de freio a disco mecânico utiliza um cabo para acionar o sistema de freio, o freio a disco hidráulico funciona da seguinte forma:
- O ciclista aperta o manete;
- Um óleo é empurrado pela mangueira;
- Acionando os dois pistões do sistema;
- Que empurram as pastilhas de freio contra o disco, criando atrito necessário para restringir a rotação das rodas.
Além disso, existem modelos de freio a disco hidráulico com mais de 2 pistões, o que oferece ainda mais precisão as frenagens.
3 principais erros de quem utiliza freio a disco em bicicleta
- Desempenar rotores sem as ferramentas adequadas;
- Contaminar as pastilhas ou o rotor;
- E não fazer o “burn-in” das pastilhas.
Ao autor dessa matéria os freios a discos hidráulicos já é comum em bikes a mais de 20 anos comprovadamente aprovado por ciclistas do mundo inteiro ok ..