Estudo: brasileiros mantêm preferência por carros para se locomover nas cidades

Estudo revelou que os carros continuam sendo preferidos pelos brasileiros em seus deslocamentos diários.


Por Pauline Machado

Embora estejamos vivendo em tempos de diversidade na mobilidade urbana, inclusos em um cenário com diversas alternativas de locomoção, o resultado da pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana”, promovida pelo Data OLX Autos, braço de inteligência da OLX, revelou que, para os brasileiros, os carros ainda são essenciais para os deslocamentos diários.

De acordo com o vice-presidente de Autos e Comercial do Grupo OLX, Flávio Passos, o estudo teve como objetivo analisar o comportamento das pessoas em relação à mobilidade e seus hábitos de locomoção.

“Estamos orgulhosos de fornecer informações que ajudarão a moldar o futuro da mobilidade no Brasil, com base nas preferências e tendências que identificamos. O Grupo OLX está comprometido em antecipar as necessidades de nossos clientes e oferecer soluções que acompanhem a evolução do cenário de mobilidade urbana”, ressalta.

A pesquisa “Tendências do Consumidor – Mobilidade Urbana 2023” entrevistou 5.529 pessoas de 27 Estados do Brasil entre 7 e 19 de setembro de 2023, com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 1,3 ponto porcentual.

Ainda na dianteira

Dados da pesquisa também registraram que o carro é o meio de transporte mais utilizado, enquanto aplicativos de mobilidade são usados ocasionalmente e que opções como táxi, trens, metrô, ônibus e bicicleta, são menos utilizados pelos participantes da entrevista.

O levantamento apurou, ainda, que 43% dos entrevistados têm intenção de comprar um carro nos próximos seis meses. A geração Z, a mais jovem, é a mais indecisa, com cerca de um terço que ainda não se decidiu sobre o tipo de veículo a comprar. Carros usados estão em alta, especialmente entre a classe C (44%), enquanto carros novos atraem mais mulheres (17%) e a geração BB (18%).

Durante o estudo, identificou-se que as condições financeiras desempenham um papel crucial nas decisões de compra. Isso, especialmente para a geração Z e Y, que 30% apontam este fator como o principal motivo para adiar a compra de um carro nos próximos seis meses.

Entre os participantes que não pretendem adquirir um automóvel nos próximos 12 meses, cerca de 4 em cada 10 sinalizaram que o principal motivo é o fato de já ter um veículo. Entre eles, destaca-se a classe A, com 65%.

Além disso, 96% dos interessados em comprar um carro, planejam usá-lo para fins pessoais, sobretudo para transportar uma ou duas pessoas.

Tecnologia e segurança na escolha de carros por brasileiros

As características tecnológicas, como visibilidade noturna e assistente de estacionamento, também foram citadas no levantamento. Dessa forma, sendo mais valorizadas do que o design inovador na escolha de um veículo. Além disso, cerca de seis em cada 10 entrevistados consideram importante o nível de emissão de CO² pelos veículos.

Neste sentido, o estudo apurou que cerca de quatro em cada 10 entrevistados consideram comprar um carro híbrido ou elétrico. Entre eles, a classe A se destaca, com 58% considerando esses tipos de veículos.

Quanto aos veículos autônomos, as opiniões  são divergentes. Enquanto uma parcela expressiva indica que o Brasil ainda não está preparado para esse tipo de tecnologia, em que dois, a cada 10 entrevistados sinalizam desconfiança e a necessidade de mais testes, um outro grupo, cerca de 3 em cada dez, afirmam que  gostam da tecnologia e acreditam que ela representa o futuro da mobilidade.

Seguro de carro e uso de bikes

A maioria dos entrevistados que possui automóvel, afirmou ter algum tipo de seguro de carro. Cerca de quatro em cada cinco entrevistados acreditam que o valor do seguro de carro aumentou no último ano. Além disso, 3 em cada 4 esperam algum tipo de aumento no futuro.

Por fim, quanto ao uso de bicicletas, o estudo identificou que 43% indicaram fazer uso da bicicleta em seu dia a dia. Este grupo é formado por 14% mulheres e 85% homens. Ainda, 7% da classe A, 38% da classe B, 36% da classe C e 12% classe D/E.

Entre os que utilizam bicicleta, 9 em cada 10 as usa para todo o percurso até o destino pretendido. Do público que usa somente bicicleta alugada, destaca-se principalmente a geração Z e o público feminino, com 13% e 8%, respectivamente.

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