Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de setembro de 2024

Confira dicas para atender clientes estrangeiros como motorista de aplicativo

Conhecer um idioma estrangeiro como o inglês é fundamental para se destacar e formar uma clientela desejosa de um tratamento diferenciado em terras brasileiras.


Por Agência de Conteúdo Publicado 16/09/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00
Motoristas clientes estrangeiros
Dominar uma língua estrangeira é algo benéfico por diversas razões. Foto: iStock

Dominar uma língua estrangeira é algo benéfico por diversas razões: expande o vocabulário, desperta o interesse por novas culturas, além de abrir portas para a compreensão de livros e filmes na língua original, por exemplo. Mas, de fato, a maior vantagem é poder conversar com estrangeiros, algo principalmente valioso quando se viaja para o exterior.

Além do mais, o domínio de uma segunda língua é quase que obrigatório nos dias de hoje. Afinal, o mercado de trabalho demanda este conhecimento. Isso se dá porque, em um contexto de mundo globalizado, a comunicação, principalmente na língua inglesa, que possui quase 1,5 bilhão de falantes, é fundamental no mundo dos negócios.

Outro ramo onde esta língua, considerada uma língua franca, ou seja, aquela que é comum mesmo entre diferentes nacionalidades, é utilizada é no ramo do turismo.

Em cidades consideradas turísticas, prestadores de serviços precisam conhecê-la para conseguir se comunicar com uma grande quantidade de consumidores. Por consequência, motoristas de aplicativo também se beneficiam deste conhecimento.

Isso porque o transporte por aplicativo acaba sendo o canal principal pelo qual os turistas se deslocam pelas cidades. No entanto, um levantamento da Catho afirma que apenas 3% dos brasileiros são fluentes em inglês. Ou seja, dominar o idioma coloca qualquer pessoa em vantagem competitiva, o que no mercado representa mais clientes e também melhores salários, principalmente quando se trata de transporte por aplicativo.

Dominar o básico da conversação, isto é, entender algumas palavras e frases e saber quando usá-las corretamente é de grande valia, ainda que não seja um hábil conversador. Expressões de cumprimento, por sua vez, são essenciais: “good morning”, para bom dia, e “good evening”, para boa noite. Portanto, dominar ainda que o básico do idioma é uma forma de se destacar em meio a outros profissionais, oferecendo um serviço muito mais completo.

Por básico é possível entender expressões de cumprimento, usadas para demonstrar cordialidade, pequenas frases condizentes com o meio no qual o turista está inserido, isto é, indicação de localidades, serviços e direcionamento em geral, tratativas com dinheiro e coisas corriqueiras de uma corrida, como se o cliente deseja que o ar-condicionado seja ligado, por exemplo.

O motorista que deseja iniciar no entendimento da língua para atender clientes estrangeiros pode mergulhar em filmes, séries  e músicas para ir treinando o ouvido.

Obviamente, a pronúncia dos clientes no dia a dia não será a mesma. Isso ocorre devido à nacionalidade e ao sotaque de cada passageiro, mas já é um bom começo. Mas expressões como “thank you”, “hello”, “good morning” ou “good evening” são facilmente reconhecíveis e devem ser usadas.

As tomadas de direção também devem estar bem assimiladas pelo motorista. Left e right, para esquerda e direita, go ahead para seguir em frente, stop para parar. Alguns verbos também se tornam familiares. “Take me to the…” para levar o passageiro para algum lugar, que pode ser airport, hotel ou mesmo restaurant, palavras que não demandam tradução. E, para tratar diretamente com o cliente, deve-se usar “excuse me”, o famoso “com licença”.

Frases melhor construídas e complexas demandam mais tempo e estudo. Porém, haverá recompensa de toda a dedicação pelo retorno obtido. Afinal de contas, nada se perde daquilo que se aprende, ainda mais quando se trata de um idioma mundialmente falado. E, para tirar melhor proveito do aprendizado e colocá-lo em prática, é importante estar perto de aeroportos, eventos e restaurantes bastante frequentados pelos turistas.

Fazer um curso de idiomas é uma ótima opção para quem deseja se aprofundar no inglês. Optar por escolas cuja premissa é oferecer professores de qualidade é um tanto melhor. Melhor ainda se as aulas se voltarem para a vivência do motorista. Por isso, escolher um curso de inglês em Nova Friburgo, cujo turismo de aventura é bastante difundido, ou em outra cidade do Rio de Janeiro, destino turístico por natureza, é a escolha ideal.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *