Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de setembro de 2024

Cidades brasileiras estão entre as 40 com mais congestionamentos no mundo

A primeira cidade brasileira a aparecer no ranking é São Paulo, mas tem mais duas brasileiras na lista. Veja!


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/08/2024 às 08h00
Ouvir: 00:00
Congestionamentos na cidade de São Paulo
São Paulo é a cidade brasileira com maiores índices de congestionamentos. Foto: alfribeiro para Depositphotos

A 13ª edição do TomTom Traffic Index, um relatório anual que fornece dados e informações sobre tendências de tráfego em 387 cidades em 55 países ao longo de 2023, apontou que três cidades brasileiras estão entre as 40 com mais congestionamento no mundo inteiro. São elas: São Paulo, Recife e Curitiba.

O TomTom Traffic Index é baseado em dados de mais de 600 milhões de sistemas de navegação de carro e smartphones. Para cada cidade (tanto o centro da cidade quanto a região metropolitana), a TomTom calcula o tempo médio de viagem por quilômetro a partir do tempo que levou para cobrir os milhões de quilômetros dirigidos por toda a rede no ano de 2023.

A tendência ao longo de 2023 confirma o declínio geral nas velocidades médias na maioria das cidades. Das 387 analisadas no índice de tráfego, 82 viram sua velocidade média permanecer inalterada. E, 77 tiveram uma velocidade média maior (e, portanto, tempos de viagem mais curtos) do que no ano anterior. Nas 228 cidades restantes, as velocidades médias diminuíram.

O aumento tanto no custo da gasolina quanto no consumo de combustível, devido aos tempos de viagem mais longos, tem um impacto claro no orçamento dos motoristas que precisam usar o carro todos os dias para ir ao trabalho. Em mais de 60% das 351 cidades onde a TomTom agrega os preços dos combustíveis, o orçamento médio em combustível aumentou em 15% ou mais entre 2021 e 2023. Esse aumento no consumo naturalmente tem um impacto direto nas emissões médias de CO2 por veículo.

Resultados

De acordo com a pesquisa, o centro da cidade de Londres foi o mais lento para dirigir em 2023, com uma velocidade média de 24 km/h ao longo de 2023. Já, Dublin é a cidade mais congestionada nos horários de pico. Com os passageiros perdendo 153 horas no trânsito durante o ano, ou seja, o equivalente a mais de 6 dias.

No Brasil

A primeira cidade brasileira a aparecer no ranking é São Paulo, que está na 33ª posição. Em 2023, os motoristas da capital paulista gastaram, em média, 23 minutos para percorrer uma distância de 10 quilômetros. Isso representa um aumento de 50 segundos em relação a 2022.

Recife teve uma diminuição no tempo de menos 10s em relação ao ano anterior, mas é a segunda capital do país que aparece no ranking. Ela está na 36ª posição.

Curitiba também figura entre as 40 cidades com maiores congestionamentos no trânsito em todo mundo. A capital paranaense está na 38ª colocação. Os motoristas curitibanos perdem quase 4 dias no trânsito durante o ano.

Veja as 10 cidades com maior índice de tráfego do mundo e os números das cidades brasileiras

Tabela 1 tomtom
Tabela 2 tomtom_sem cabeca
Tabela 3 tomtom sem cabeca

Veja aqui o ranking completo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *