Bicicletas são permitidas em ônibus ou metrô?
Com restrições, algumas cidades já autorizam levar bikes no transporte público
Foto: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
A mobilidade urbana vem se modernizando no mundo inteiro. Com o uso cada vez maior de bicicletas, a “modernidade ativa” ganha cada vez mais adeptos.
Um projeto de lei na Câmara Federal (2.783/2019), de autoria do deputado Juninho do Pneu (União-RJ), quer tornar obrigatório o suporte bicicletário nos ônibus do transporte coletivo.
Se aprovada, o suporte contribuiria, segundo o deputado, para a diminuição de veículos circulando nas cidades, além da preservação do meio ambiente. Além disso, esse suporte possibilita ao ciclista levar a bicicleta em um suporte apropriado.
Atualmente a PL está aguardando o parecer do relator na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal.
Em algumas cidades, por exemplo, a bicicleta no transporte público já está autorizada. Em São Paulo (SP), você pode levar sua bike no último vagão do trem. Há limitação de quatro bicicletas e os horários são: de segunda a sexta, das 10h às 16h, ou após às 21h até o fechamento. Sábado, domingo e feriado o período é das 04h40 até meia-noite.
No Rio de Janeiro (RJ), o horário é a partir das 21h (dias úteis) e nos fins de semana e feriados, o dia todo.
Em Salvador (BA), o ciclista pode levar a bicicleta no metrô a partir das 20h, de segunda a sexta e também aos sábados, das 14h até o fechamento. Aos domingos/feriados, o dia todo.
A permissão da bicicleta em Recife (PE) é de segunda a sexta, a partir das 20h30 no metrô. Sábado, das 14h até o fechamento e domingos / feriados, durante o funcionamento.
Por fim, outro exemplo de permissão de bicicletas no transporte acontece em Porto Alegre (RS). O município permite das 9h às 16h / 19h às 22h, de segunda a sexta; fins de semana das 5h às 22h.
URBS proíbe bikes em transporte coletivo de Curitiba
Foto: Arquivo Câmara Municipal de Curitiba.
Entretanto, na cidade de Curitiba, bikes não tem permissão de embarque no transporte público. De acordo com a URBS, o motivo é a falta de espaço adequado nos veículos para acomodar as bikes, de maneira segura e eficiente.
A URBS ressalta também que a presença das bikes geraria desconforto nos demais passageiros (especialmente em horários de pico).
O vereador Marcos Vieira (PDT) apresentou uma proposta de lei para o embarque de bicicletas em ônibus de Curitiba.
Essa PL possibilitaria que os curitibanos utilizassem diferentes modos de transporte de forma integrada. Isso também incluiria o transporte coletivo público e a bicicleta.
A ideia proporcionaria também uma maior flexibilidade e praticidade nos deslocamentos urbanos, além de incentivar a adoção de meios de transporte mais sustentáveis. As despesas, segundo o vereador, seriam custeadas pelo município, conforme previsto nas leis orçamentárias.
“Embora o projeto de lei tenha sido arquivado, as preocupações com a segurança viária e a efetividade da intermodalidade continuam sendo desafios a serem abordados no contexto urbano”, diz a nota da assessoria de imprensa do vereador.