Independente do motivo, voltar a dirigir depois de um tempo exige maior atenção e a tomada de medidas como manutenção do veículo e revisão de conhecimentos. Veja dicas!
Por Jeniffer Elaina,
da Smartia Seguros
Várias razões podem levar o condutor a afastar-se da direção, mas independente do motivo que fez o veículo ficar parado na garagem, medidas de precaução são necessárias para retornar a conduzir o automóvel com segurança.
Os motivos que distanciam os motoristas e seus veículos da estrada são muitos. Existem condutores que conquistam sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e passam longos períodos longe do volante.
Outros precisam parar de dirigir por questões financeiras, restrições de circulação (como as presenciadas em estado de pandemia), entre outros acontecimentos.
Cuidados a serem tomados para voltar a dirigir após uma longa pausa
Independente do motivo, voltar a dirigir depois de muito tempo exige maior atenção e a tomada de medidas desde a manutenção do veículo até a revisão dos conhecimentos na prática e na teoria.
Pensando nisso, separamos dicas disponibilizadas pela autoescola inglesa PassMeFast e adicionamos outras para que você sinta-se seguro e confiante ao voltar a dirigir.
Revise os conhecimentos de trânsito
Mesmo que as questões legais como CNH estejam em dia e que seu automóvel esteja parado por algumas semanas ou poucos meses, é válido revisar os conhecimentos relativos ao Código de Trânsito Brasileiro.
Isso envolve relembrar desde leis de trânsito até o significado de placas (dependendo do conhecimento prévio e tempo de afastamento) antes de colocar o pé na estrada.
Atualização é fundamental para evitar más condutas e possíveis problemas porque as normas de trânsito mudam com frequência.
Vale a pena tirar a poeira do manual do carro e relê-lo para fortalecer os conhecimento mecânicos. Afinal, se estiver com dificuldade em manusear os comandos ou compreender seus funcionamentos enquanto está parado, imagine quão problemática a dúvida será se ocorrer no trânsito.
Revisão e manutenção do veículo
Essa etapa não pode ser ignorada, pois é ela que evitará acidentes e estragos ao veículo.
Primeiro, informamos que há uma série de medidas preventivas que, quando tomadas, protegem o carro enquanto ele está parado. Se realizou as devidas precauções, você terá menor chance de encontrar problemas mecânicos.
Daremos orientações gerais listando alguns dos aspectos a serem checados, idealmente por um profissional. Acima de tudo, esclarecemos que realizar revisão completa em oficina mecânica é a medida indicada.
- Realize a calibragem dos pneus. Siga as indicações do manual do automóvel;
- Reconecte o cabo negativo da bateria, caso tenha desligado a bateria para economizar carga;
- Faça troca de óleo e fluídos lubrificantes. Deve ser umas primeiras medidas;
- Atente-se à fiação e funcionamento elétrico. Caso o veículo não tenha sido fechado propriamente, há chance de roedores terem danificado a fiação;
- Confira o estado das mangueiras e correias. Elas podem ressecar ou apresentar deterioração;
- Tome precauções relativas a motor frio e permita que o motor aqueça;
- Cheque os para-brisas. A borracha pode derreter e colar-se ao vidro.
Teste suas habilidades
Quanto mais tempo sem dirigir, mais é preciso optar por locais pouco movimentados para iniciar a retomada ao volante.
Estacionamentos vazios e ruas residenciais com baixa circulação de veículos são locais que oferecerão prática com maior tranquilidade. Evite transitar em horário de pico e em rodovias, nesse primeiro momento.
Se praticar sozinho for desconfortável, você pode pedir que um familiar ou amigo te faça companhia, sentando-se no banco do passageiro. Outra alternativa é contratar os serviços de instrutores para motoristas habilitados.
Antes de sair, recomendamos que você invista cerca de meia hora para familiar-se novamente com seu automóvel. Ajuste a altura do banco, espelhos retrovisores, explore as funções e realize as demais conferências necessárias.
Considere contratar um seguro auto
Retomar a direção pode gerar ansiedade e insegurança. O medo de envolver-se em batidas ou acidentes é comum nesse contexto. Para aumentar, de fato, a segurança, a contratação de um seguro auto é uma medida essencial.
Além disso, as mudanças no estilo de vida e nas finanças igualmente podem fazer disso uma opção vantajosa.
A fim de adequar-se à nova realidade, tanto de afastamento do volante, quanto de possíveis necessidades de segurança que outrora não existiam, é recomendado avaliar o seguro auto vigente ou planejar a contratação de um.
Indicamos que, durante a negociação, você seja honesto e exponha sua situação. Dessa maneira, será possível encontrar a apólice que melhor irá suprir suas demandas.
Respeite seu tempo
Por fim, nossa dica é que você seja paciente consigo. Afinal, a prática leva à perfeição, portanto não se force a dirigir em situações que provoquem estresse e insegurança excessivo.
Busque fazer avanços constantes, mesmo que pequenos. Utilize nossas recomendações como guia e você voltará à estrada com segurança e confiança.