26 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Smart City 2023 apresenta tecnologia a favor da qualidade de vida e da segurança

O Smart City Expo Curitiba é organizado pelo hub de cidades inteligentes iCities, que tem como um de seus fundadores Beto Marcelino, com quem o Portal do Trânsito & Mobilidade conversou durante o evento.


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/03/2023 às 15h09 Atualizado 27/03/2023 às 13h19
Ouvir: 00:00

A 4ª edição do Smart City Expo Curitiba começou na quarta-feira (22/3) e vai até hoje (24/03), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. O evento transformou Curitiba no centro internacional das discussões sobre as cidades inteligentes. Na feira, foram apresentadas inúmeras soluções tecnológicas que estão sendo disponibilizadas para as cidades. Ou seja, desde experimentações até aquilo que comprovadamente já se mostrou eficaz. Tudo isso para demonstrar que o caminho da tecnologia pode mesmo facilitar em muito a vida das pessoas que vivem nas cidades.

O Smart City Expo Curitiba 2023 é organizado pelo hub de cidades inteligentes iCities, que tem como um de seus fundadores Beto Marcelino, com quem o Portal do Trânsito & Mobilidade conversou durante o evento. Para ele, o que temos acompanhado atualmente é a tecnologia sendo mais bem utilizada para a qualidade de vida das pessoas.

“A tecnologia está avançando de forma a atender melhor quem vai consumir. Por exemplo, na Tomorrow Mobility, um espaço aqui dentro da feira, traz soluções da eletrificação dessas frotas que estão rodando por aí. Temos empresas europeias e asiáticas que estão trazendo modelos mais em conta, modelos que hoje são mais acessíveis exatamente para tentar achar uma lacuna no mercado que são pessoas que têm essa consciência, que é a consciência de usar algo mais sustentável e aí vem a segurança junto. Então, acredito que o ser humano tem que ser o centro, o protagonista das atenções. E a indústria automobilística está tentando fazer as duas coisas, cuidar da natureza”, explicou Marcelino.

Veja a entrevista completa com Beto Marcelino, sócio fundador do iCities, durante o evento Smart City Expo Curitiba 2023.

Tomorrow Mobility

Pela primeira vez no Brasil aconteceu durante o Smart City, o Tomorrow Mobility, o maior evento de mobilidade urbana do mundo. Além de um programa de conferências com especialistas, o Tomorrow Mobility apresentou uma área de exposição para exibir as soluções mais inovadoras em mobilidade pelo mundo.

Organizado pela Fira Barcelona e a EIT Urban Mobility, o evento se tornou, por exemplo, o ponto de encontro internacional onde se reúnem as entidades e personalidades que lideram a mobilidade do futuro. No final de 2023, o evento retornará a Barcelona, entre os dias 7 e 9 de novembro, reunindo marcas, organizações líderes, soluções assim como networking.

Sobre o evento

O Smart City Expo Curitiba vai até hoje sexta-feira (24) e tem a expectativa de reunir até 15 mil pessoas no Centro de Eventos Positivo. A edição de 2023 do SCECWB tem como tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”.

“Temos um espaço exclusivo para prefeitos e prefeitas durante os três dias de evento, o City Hall. A área de congresso foi montada do zero na parte externa do Centro de Eventos, com todo o pavilhão ocupado pelos 65 estandes da área de exposição, que incluem a Smart Plaza Vale do Pinhão e a Ágora para pitches de startups”, destacou Beto Marcelino. 

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com chancela internacional da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento tem patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios, Governo do Paraná bem como Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O SCECWB conta também com a parceria das empresas Teletex, CWBUS, Enel, Natosafe e ST Engineering.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *