08 de maio de 2025

Prodam apresenta soluções para o trânsito durante Encontro Nacional dos Detrans

Evento reúne empresas, governos e especialistas para debater inovações e soluções voltadas à mobilidade e ao trânsito no país.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 11/03/2025 às 18h00
Ouvir: 03:13
prodam_end soluções para o trânsito
A empresa apresentará soluções inovadoras que contribuem para a modernização da gestão do trânsito. Foto: Divulgação

A Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), empresa de tecnologia do governo do Amazonas, será um dos destaques do 82º Encontro Nacional dos Detrans (END), que acontece de 12 a 14 de março de 2025 no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Flores. No evento, a empresa apresentará soluções inovadoras que contribuem para a modernização da gestão do trânsito no Amazonas e que é possível aplicar em outras regiões do país.

O superintendente da área de negócios da Prodam, Renato Borges, destaca que a participação no encontro reforça o potencial da empresa em expandir suas tecnologias para novos mercados.

“Gerenciar o trânsito no Amazonas é um desafio complexo. Atualmente, o estado conta com uma frota de mais de 1.225.000 veículos em circulação e mais de 872 mil condutores registrados. Esse volume crescente exige soluções tecnológicas integradas que garantam mais eficiência e segurança na fiscalização e no atendimento à população”, afirma.

Dentre as soluções que serão apresentadas, um dos destaques é o Talão Eletrônico.

Criado pela Prodam em 2012 e homologado pelo antigo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a atual Secretaria Nacional de Trânsito, o sistema vem sendo aprimorado ao longo dos anos, incorporando novas funcionalidades e tecnologias. Em 2024,o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), órgão de trânsito da Prefeitura de Manaus, e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais adotaram a ferramenta.

Com a digitalização do processo de fiscalização, o Talão Eletrônico permite que agentes de trânsito consultem veículos pela placa ou chassi, verifiquem condutores pelo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e registrem autos de infração de forma ágil e segura, incluindo informações detalhadas sobre veículo, motorista e infração cometida.

Além do Talonário Eletrônico, a Prodam apresentará outros sistemas desenvolvidos para aprimorar a gestão do trânsito. São eles: o Detran Digital, uma plataforma que reúne serviços online para facilitar o atendimento ao cidadão, e o SICMO, ferramenta que permite a identificação biométrica de candidatos e motoristas, além do controle de presença em aulas.

Encontro Nacional  

O Encontro Nacional dos Detrans é um evento exclusivo para profissionais da área de trânsito e reúne fóruns presenciais voltados à educação, inovação e sustentabilidade. A edição de 2025 tem como objetivo fomentar a troca de conhecimento entre os participantes. Além disso, apresentar soluções tecnológicas que contribuam para uma gestão da mobilidade urbana mais eficiente e segura.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *