Na próxima quarta-feira, 28 de junho, às 10h, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizará o Webinar – A infância nas cidades e a influência do trânsito.
Conforme o órgão serão tratados temas como a importância do brincar e do compartilhamento de espaços públicos na infância. Além disso, discussões de como o transitar pode ser visto como um ponto de atenção e cuidado. No entanto, acima de tudo como uma oportunidade de aprendizado para as crianças e para a sociedade.
“A cidade em si é um território educativo e o desenvolvimento de nossas crianças ocorre para além dos muros de nossas casas e escolas”, afirma o órgão.
Conheça as participantes do Webinar do DNIT sobre a infância, a cidade e o trânsito
Beatriz Martinez – Arquiteta e Urbanista
Formada pela USP, realizou parte de seus estudos na Accademia di Architettura da USI, na Suíça. É Diretora Criativa do CoCriança assim como se dedica integralmente à pesquisa sobre o desenho de paisagens mais inclusivas para as crianças e seus cuidadores. Vencedora do 5º Prêmio de Design Tomie Ohtake com o jogo “Trilhas Urbanas”, Beatriz aborda temáticas urbanas de forma lúdica bem como inclusiva.
Nayara Braga – Analista em Infraestrutura de Transportes – DNIT
Arquiteta e Urbanista com quase 10 anos de carreira. No DNIT, atua no desenvolvimento e gestão de projetos nacionais de educação para o trânsito e análises de segurança viária. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UnB com pesquisa sobre mobilidade segura na infância. Coordenadora adjunta de Projeto de Extensão sobre bairros amigáveis à primeira infância pela UFPI, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil e a Fundação Bernard Van Leer. Foi membro da Câmara Temática de Educação e Saúde para o Trânsito do CONTRAN, de grupo de trabalho para estudos sobre pontos críticos de sinistros, também do CONTRAN, e de grupo de trabalho para monitoramento do PNATRANS no DNIT.
Mariana de Sousa e Silva – Psicóloga
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília, UniCEUB. Mestranda do curso de pós-graduação do curso de Psicologia Clínica e Cultura na Universidade de Brasília- PPGPsiCC UnB, pesquisa sobre a escuta e a prática clínica psicanalítica na contemporaneidade; parentalidade e violência e impactos na saúde mental na pandemia. Revisora da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental/ UFSC. Psicanalista clínica em consultório particular e em instituições, participante de grupos de estudos do Fórum do Campo Lacaniano de Brasília e em grupos independentes. De 2019 a 2021, atuou como psicóloga na equipe de educação para o trânsito/ DNIT.