Cidades inteligentes: integração da gestão promove soluções mais rápidas para os problemas do município
Plataforma permite aos gestores uma visão unificada, holística e em tempo real das cidades.
Integrar as secretarias do município e coletar dados para decisões em tempo real. Essa é mais uma inovação apresentada no evento Smart City Expo Curitiba 2023 que aconteceu na semana passada em Curitiba.
O projeto da plataforma Metropolys permite exatamente isso, revolucionar a forma de gerir as diversas soluções existentes em uma cidade, permitindo uma completa integração, dando aos gestores uma visão unificada, holística e em tempo real das cidades.
Para explicar melhor o projeto inovador, o Portal do Trânsito & Mobilidade conversou durante o evento com Rodrigo Reggiani, que é um dos sócios da Metropolys.
“Especificamente na parte de tecnologia, as cidades inteligentes têm muitas tecnologias separadas que fazem muito bem determinadas funções. A plataforma Metropolys integra todas as tecnologias de cidades inteligentes em uma ferramenta só, permitindo unir gestores, servidores públicos de diversas secretarias e agências para trabalharem em conjunto. Então, além de integrar as diferentes tecnologias de uma cidade, acabamos por consequência integrando o trabalho das diferentes secretarias”, explica.
O executivo ainda cita exemplos práticos de benefícios trazidos pela plataforma na área da mobilidade. “Imagina que alguém da Secretaria de Saúde observa através da integração que há um congestionamento na entrada de um setor de emergência de um hospital. Então, essa pessoa consegue conversar com a Secretaria de Trânsito que está dentro da mesma sala. E, consequentemente, a secretaria de trânsito envia uma equipe até o local, para em tempo real fazer uma alteração de tráfego e melhorar o fluxo daquela região. Dessa forma, liberando a entrada de emergência do hospital”, cita Reggiani.
A plataforma não atua apenas na área da mobilidade, ou seja, ela permite a integração e a correlação de dados de diversas fontes, trazendo mais inteligência para gestão de áreas importantes como mobilidade, segurança, educação, saúde e demais ações necessárias em uma cidade. “A inovação tecnológica nas cidades é inexorável. As ferramentas estão surgindo, os prefeitos estão mudando a mentalidade e percebendo que problemas urbanos estão cada vez mais complexos. A tecnologia é uma forma de lidar com maior eficiência na resolução dessas questões”, conclui.
Veja a entrevista completa com Rodrigo Reggiani, que é um dos sócios da Metropolys, durante o evento Smart City Expo Curitiba 2023.
A Metropolys
A plataforma Metropolys foi desenvolvida para revolucionar a gestão integrada, dando aos gestores públicos uma visão unificada e em tempo real das cidades. A plataforma é capaz de integrar bem como monitorar dados, informações, sensores, sistemas e bases de dados, otimizando a utilização de recursos, trazendo melhoria na qualidade da gestão.